Em Joaquim Pires, aluna é destaque ao conquistar 960 pontos na redação do Enem

A estudante Francisca Vitória Braga de Sales trilha um caminho de sucesso em sua trajetória escolar. Apontada como aluna destaque na Unidade Escola Doroteu Sertão, localizada na cidade de Joaquim Pires, a 240 quilômetros de Teresina, ela colhe agora os resultados positivos ao conquistar 960 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Mesmo tímida diante do resultado, ela conta que a dedicação aos estudos foi seu maior trunfo para alcançar uma nota que lhe rendesse uma boa colocação na disputa pelo curso de Direito em uma instituição de ensino superior.

"Minha preparação para realizar o Enem no último ano foi árdua e trabalhosa. Me concentrei em ler um livro por mês e praticava as redações escrevendo um texto por semana. A escola teve também um papel importante e necessário no período remoto com aulas eficientes às nossas necessidades", comentou Francisca.

Registro do projeto Aluno Destaque realizado em 2019.

Francisca desenvolveu sua aprendizagem no ensino público e se dedica aos estudos em tempo integral. Tendo em casa o exemplo da mãe, que é graduada em educação física, ela sonha também trilhar o caminho universitário, mas por outra área, o Direito.

Segundo a diretora, Carla Simônia Alves Nascimento Leal, a estudante sempre se mostrou muito esforçada e, desde 2019, Francisca vem sendo aluna destaque em todos os semestres.

"Tentamos apoiá-los o máximo que pudemos com os professores realizando redações e simulados todas as sextas-feiras e, para incentivá-los a participar, fazíamos lanche diferenciado; recreio divertido com música, dança, assim, buscamos algo que pudesse fazer com que se estimulassem a querer estar na escola", disse Carla.

A unidade de ensino faz parte da 2ª GRE - Gerência Regional de Educação, com sede no município de Barras, e executa o projeto aluno destaque com atividades desempenhadas pelos alunos e reconhecidas pelo corpo pedagógico.

"Escolhemos por desempenho o 1º, 2º e 3º lugar de cada ano/série que são premiados com medalhas e patrocínios de amigos da escola no formato bimestral. A comunidade escolar participa, os pais acompanham, realizamos o evento em forma de solenidade. Eles ficam muito empolgados, sempre colocamos música ao vivo com apresentações dos próprios alunos", conta a diretora.

Registro do projeto Aluno Destaque realizado em 2019.

Entre as escolas mais antigas do município de Joaquim Pires, a Unidade Escolar Doroteu Sertão funciona ofertando a modalidade de Ensino Fundamental, Ensino Médio e modalidade de Educação de Jovens e Adultos a 480 estudantes.

Este ano a escola se organiza para ampliar o destaque dos estudantes no Enem e nas olimpíadas de saberes. A diretora comenta que a escola já trabalha, nas semanas pedagógicas, estratégias para desenvolver a aprendizagem dos alunos, voltadas a estes destaques na rede estadual.

"Na semana pedagógica que se inicia, será um dos nossos objetivos. O foco nos professores com o olhar para a olimpíada de matemática. Acredito que esse ano nós seremos destaque nas olimpíadas, porque nós vamos cobrar esse empenho. Com o projeto Aluno Monitor, os estudantes já ficam no contraturno reforçando os conteúdos e tirando as dúvidas, assim buscaremos estes destaques", afirmou.