Estudantes de Fronteiras comemoram pontuação acima de 900 pontos na redação do Enem

Com o resultado das notas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Francisca Pereira de Sousa Morais, localizado no município de Fronteiras, distante a 410 quilômetros de Teresina, se destacou com os resultados dos estudantes.


Em 2021, o Ceti montou como estratégia a seleção de redações produzidas pelos alunos da própria escola que obtiveram êxito e a correção durante todo o ano. Uma das mentoras desta ação foi a professora de língua portuguesa, Laurinda Maria da Silva

"Desde o primeiro dia de aula para meus alunos eu tento colocar que redação é simples e fácil e é possível tirar notas altas com ela. Vemos as redações dos alunos e a realidade deles, eu trabalho dentro do mundo deles, ão vou atrás de redações de fora, mas é claro que eu trabalho também redações mil. Eu falo na linguagem que eles podem compreender, então, este resultado me deixa muito contente", disse.

Apoio em dia de aplicação do Enem 2021.


Entre os resultados positivos estão Ana Valéria Bezerra, Ana Izabela Freitas da Silva e Gerson Henrique.

Valéria é filha de agricultores que possuem o ensino fundamental incompleto e se destacou alcançando 960 pontos na prova de redação do Enem. A estudante, que pretende cursar direito, reside em um sítio e falou sobre o empenho dos pais para lhe dar educação de qualidade.

"Os meus pais sempre me aconselharam a estudar muito. Minha mãe sempre me incentiva e minha irmã também. Como a minha mãe não teve as mesmas oportunidades que eu, ela sempre cobra muita dedicação nos estudos, para que eu possa ter uma boa formação e alcançar os meus sonhos", declarou.


Com a vida escolar na rede pública, ela conta que em sua preparação para realizar uma boa prova do Enem, escreveu mais de 100 redações durante todo o ano, além de buscar apoio nas atividades da escola e por plataformas on-line.

"Pratiquei bastante. Sempre fazia duas ou três redação por semana e contava com o apoio da professora Laurinda, que sempre mostrava redações e a estrutura para um bom texto", disse.

Alcançando a marca de 920 pontos na redação do Enem, a estudante Ana Izabela Freitas da Silva também já sonha com o curso superior. Ela conta como a preparação desde o primeiro ano do Ensino Médio foi fundamental para obter esta nota.

"Minha preparação começou desde o primeiro ano, pois a escola trabalha o Enem nos três anos do Ensino Médio. A professora Laurinda nos acompanha desde o primeiro ano fazendo oficinas, explicando a estrutura do Enem e nos anos seguintes ela vai aprimorando. Os professores sempre pontuaram os assuntos cobrados na prova e sempre levavam palestrantes e professores de redação que nos auxiliavam. Eu praticava as redações baseadas nas dicas que a professora dava. Ela falava muito sobre citações, livros e autores conhecidos que poderiam ajudar", explicou.


Os pais de Izabela possuem a escolaridade incompleta e desde cedo a incentivaram a seguir pelo caminho dos estudos. "Minha mãe tem a quinta série e meu pai não tem escolaridade e eles sempre me incentivaram muito a buscar meus sonhos pelo estudo. Eles diziam para mim que só poderiam me dar a educação e eu deveria correr atrás disto. Então pretendo ser a primeira na família a ter o curso superior. Eles ficaram realmente felizes por conseguirem me dar algo que não tiveram, que é educação, por isso, estão orgulhosos demais", comemorou.

Com a excelente nota, Izabela já sonha cursar pedagogia. Ela conta que a escolha pelo curso se dá por achar a profissão bonita e poder retribuir o que aprendeu. "O curso de pedagogia é uma forma de retribuir todo o conhecimento que adquiri para as outras pessoas, de ensinar algo novo e de ver o sorriso das crianças a cada dia", afirmou.

Outro resultado positivo foi alcançado por Gerson Henrique, que obteve 940 pontos na redação. A nota servirá para buscar o sonhado curso de jornalismo ou publicidade no estado de Minas Gerais. Além do apoio dos pais, ele conta que o suporte da escola foi decisivo para o êxito no exame.

"Minha mãe possui o ensino médio e o pai teve que abandonar os estudos muito cedo, então eles sempre me ajudaram bastante no estudo, me incentivaram a cursar o ensino superior. A escola, desde o início da pandemia ofereceu aulas remotas, palestras educativas, nos manteve em contato com os professores, realizaram gincanas on-line e auxiliando os alunos até com conversa com psicólogos. Os professores nos prepararam para este momento com simulados e outras atividades. Alguns professores até iam deixas as provas nas casas dos alunos. Toda esta base foi fundamental para minha aprovação no Enem", declarou.


"O Ceti sempre ofereceu um grande apoio em todos os aspectos da preparação, desde as matérias até a redação e com o apoio da professora Laurinda. Assim que eu entrei na escola eu não conhecia nada do Enem e ela me ofereceu todo o apoio e estrutura", finaliza o estudante.

Uma das estratégias para intensificar os estudos entre os estudantes foi a formação de grupos de estudos.

"Nos grupos de WhatsApp sempre trocamos pdfs de provas anteriores e as dicas entre nós. Eu e Valeira nos reunimos na biblioteca para estudar redação e assuntos recorrentes no Enem e pedimos ajuda dos professores para nos basear. A professora Laurinda sempre esteve presente e foi por ela que adquiri o hábito da leitura e ela que me ofereceu todo o apoio e incentivo na escrita e criação de ideias reforçadas pela leitura", destaca o aluno.