Ceti Didácio Silva comemora notas de Redação dos estudantes que fizeram Enem

Em Teresina, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Didácio Silva comemora a nota da Redação dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, e conquistaram diversas notas acima de 900 pontos. Nesta última edição, o professor de Redação da escola, Erick Soares, também resolveu participar do processo seletivo e obteve nota 980.

Professor há 13 anos, Erick Soares leciona no Didácio Silva desde 2017 e, para entender as dificuldades com o tempo, desconfortos e pressão enfrentados pelos anos, decidiu se inscrever no Enem. "Participar de todo o processo é essencial para entender essas dificuldades. Tudo acaba servindo de experiência para ajudar a minha prática pedagógica. Não há como entender melhor o aluno do que ter uma vivência próxima a deles", afirma.

Aos 17 anos, Pedro Rangel Ferreira e Alana Thaisa Silva fazem parte da lista de estudantes da escola que acumulou diversas notas acima de 900 pontos. Filha da autônoma Katia Fernanda e do motorista Francisco Rodrigues, a aluna Alana Thaisa conquistou 940 pontos na redação do Enem e falou da contribuição da escola durante o processo de aprendizagem.

"Com a pandemia, acredito que muitos professores tiveram dificuldade no processo de adaptação da Educação a Distância, porém, no Didácio, era perceptível a dedicação dos professores e coordenadores da escola, pois estavam sempre disponíveis para tirar dúvidas. Produzia duas redações por semana e reescrevia todas elas. Mesmo com o ensino a distância, nunca faltou cobrança por parte de professores. Tivemos um ensino excelente e foi uma experiência incrível concluir meu ensino médio nessa escola", destaca a estudante que pretende cursar Medicina Veterinária.

Filho de um metalúrgico e uma dona de casa, Pedro Rangel Ferreira Silva estuda no Ceti Didácio Silva há três anos e sonha cursar Psicologia. Com 920 na Redação, ele afirma que leu, em média, 15 livros durante todo o ano, todos por indicações dos professores da escola. "O Ceti me ajudou muito com as revisões no turno da tarde, pois focavam bastante nos temas do Enem. Durante as aulas, os professores traziam materiais como slides, PDFs e vídeos para facilitar o assunto e nós tirávamos muitas dúvidas, deixando os assuntos bem mais fáceis. Além disso, também assisti as aulas do Pré-Enem Seduc todos os domingos, pois eram aulas muito dinâmicas", comemora.

De acordo com o professor Erick Soares, a escola desenvolve um projeto de redação, com teoria textual, produção e acompanhamento individual. Além disso, são realizadas revisões remotas e presenciais. "A sensação é de dever cumprido. Quando se tem uma missão, tudo o que fizermos para cumprir será gratificante. A Educação muda o mundo, fazer parte da mudança do mundo de jovens de escola pública é mais que uma satisfação, é um orgulho. O aprendizado que tenho com a prática no Didácio e no Canal Educação, projeto que também faço parte, é essencial para esse tipo de resultado", celebra.

Professora do Didácio Silva há seis anos, Virgínia Castro fala sobre o esforço dos estudantes durante o período letivo. "Foi muito difícil no início do ano, por conta da pandemia e das aulas remotas. Mas, apesar de toda a dificuldade das aulas online, com o esforço por parte da maioria dos alunos e com toda a preparação da equipe docente e da gestão conseguimos otimizar nossas aulas e nossas atividades e, no final, o saldo foi positivo. Isso foi possível, principalmente, quando retornamos de forma híbrida. A interação presencial é muito importante para o aprendizado dos alunos", afirmou.

Ela fala ainda da sensação de fazer parte da vitórias dos alunos. "Sinto-me muito feliz e orgulhosa dos meus alunos, pois não foi fácil para eles que já vinham desde o 2° ano assistindo aulas on-line. Sinto também que cumpri uma missão, que é a de mediar o conhecimento e proporcionar ao aluno fazer uso desse conhecimento adquirido para obter êxito não só no ENEM, mas em outros contextos da vida dele. Em se tratando de Ensino Médio, sabemos que o foco é principalmente o ENEM, então é muito gratificante vê-los tendo bons resultados, que os possibilitem o ingresso a uma universidade", finaliza.

Para a gestora do Ceti, Tetê Castro, 2021 foi um ano de grandes desafios, mas também de grande superação. "Incentivamos nossos meninos desde o início do ano com aulas extras de redação e revisões com debate de questões, o que foi intensificado ainda mais no segundo semestre para que nossos estudantes estivessem preparados e confiantes para a realização do certame. E agora, com a publicação do resultado, percebemos que todo o incentivo foi de grande importância para que nossos meninos alcançassem uma boa pontuação no ENEM. Nós do CETI Didácio Silva estamos muito felizes com o resultado dos nossos estudantes", comemora Tetê Castro.