Alunos da 1ª GRE garantem ouro na OBMEP





Alunos da 1ª Gerência Regional de Educação foram destaque na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2021), que contou com participação expressiva dos estudantes. Ao todo, os alunos conquistaram seis medalhas de ouro além de menções honrosas na competição.


O aluno Enzo Brito, medalhista de ouro do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Augustinho Brandão, localizado no município de Cocal dos Alves, destaca a alegria com a vitória e, sobretudo, o ganho de conhecimentos com a experiência. "Eu recebo essa conquista com muita felicidade, gratidão e orgulho. Ter participado dessa competição aperfeiçoou ainda mais meus conhecimentos em Matemática e nas outras matérias. Rendeu muita aprendizagem, enquanto eu estudava e durante a realização das provas, pois fui aprendendo conceitos que não sabia antes. Foi uma oportunidade única", enfatiza o medalhista.


Ao todo, foram inscritos na OBMEP 17,8 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de 53.374 escolas, incluindo instituições públicas e particulares.

De acordo com o diretor da Escola Augustinho Brandão, Darkson Vieira Machado, a premiação simboliza o reconhecimento de um trabalho sólido que a unidade de ensino tem desenvolvido ao longo dos anos. "Aqui na escola motivamos os alunos a gostarem de estudar. Essa premiação, em um ano atípico, mostra que o nosso trabalho foi solidificado e está rendendo frutos, mesmo com o distanciamento social", afirma o gestor. 


Para o professor Antônio Cardoso de Amaral, um dos maiores incentivadores dos alunos, a conquista é fruto de muito trabalho. "É gratificante porque mostra que todo o nosso esforço vale a pena. O resultado tem relação com vários pontos e um deles é o incentivo dos professores e a dedicação dos nossos alunos", contou.

A OBMEP foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em 2005 e é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e da Educação (MEC).