Pré-Sisu: centenas de estudantes esclarecem dúvidas sobre inscrição no Ensino Superior

No dia 11 de fevereiro, os estudantes terão acesso aos resultados do Enem 2021, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, para auxiliá-los na inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Seduc realizou o Pré-Sisu, para tirar dúvidas sobre como funciona o ingresso no Ensino Superior neste formato. A ação aconteceu nesta terça-feira (01), transmitida pela TV Meio Norte e YouTube do Canal Educação.


Durante a abertura do programa, Ellen Gera, secretário de Educação do Estado, destacou o trabalho realizado pela Seduc, em 2021, e falou sobre a expectativa dos resultados do Enem. "Muito bom começar o ano de 2022 com a expectativa de bons resultados no Enem. As inscrições para o Sisu acontecerão de 15 a 18 de fevereiro e, por isso, é preciso ficar atento. Muitos estudantes pensam que basta estudar e fazer o Enem, mas é preciso saber as regras do Sisu para garantir uma melhor colocação e aprovação no vestibular, por isso teremos dois dias de Pré-Sisu Live", disse Ellen Gera. 


Para o coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares, a inscrição no Sisu é uma etapa tão importante quanto as provas do Enem, uma vez que alunos têm perdido a chance de ingressar no ensino superior, mesmo tendo obtido boa pontuação, por falta de conhecimento dos trâmites legais.

"O Sisu é uma grande oportunidade, especialmente para o estudante da rede pública, pois é um programa totalmente gratuito. Ele pode se inscrever sem ter que pagar qualquer tipo de taxa e também não precisa pagar mensalidades, já que ingressará em instituições públicas de ensino, diferente do Prouni, por exemplo", explica Wellington Soares.


A programação abordou as informações básicas e dúvidas frequentes dos candidatos, como onde encontrar a nota e o passo a passo caso o estudante não consiga acessar a página do estudante; calculadores de nota, termo de adesão e nota de corte. Além disso, Viriato Campelo, Evandro Alberto e Paulo Borges da Cunha, respectivamente Vice-Reitor da UFPI, reitor da UESPI e reitor do IFPI, foram convidados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para falar sobre o Sisu e a Lei das Cotas.

Centenas de estudantes participaram da transmissão, interagindo por meio de perguntas no chat do YouTube. "Qual a melhor opção de modalidade escolher: ampla concorrência ou sistema de cotas?, qual o peso das disciplinas e o que fazer após receber as notas do Enem?" foram algumas das perguntas recebidas no chat e retiradas pela equipe técnica da Seduc.


O segundo Pré-Sisu acontecerá na próxima quarta-feira (9), de 20h às 22h, e abordará quais as documentações necessárias para inscrição no Sisu, especialmente para os candidatos que optaram pelo sistema de cotas, que exige documentação específica. O programas também será transmitido pela TV Meio Norte e YouTube do Canal Educação