Piauí amplia oferta de Ensino Médio de tempo integral


 

Com uma longa história na educação pública do município de Oeiras, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho vem passando, desde 2020, pelo processo de implementação do Ensino Médio Integral. Essa e outras 95 escolas estaduais do Piauí ofertarão, em 2022, educação nesse regime que proporciona ao estudante mais tempo na escola e mais possibilidades de aprendizado.



 

Nas escolas em que o tempo integral está em implantação, o processo inicia-se com as turmas de 1ª série, passando pelas turmas de 2ª série no ano seguinte, finalizando com as de 3ª série. Em 2022, também ocorrerá a implementação do novo currículo do Ensino Médio.

 

A diretora do Ceti Farmacêutico João Carvalho, Daniele Savana, destaca que a instituição de ensino completa 56 anos e já protagonizou várias fases de uma educação de qualidade, sempre voltada para o bem-estar dos seus estudantes e servidores, como ofertar um ensino-aprendizagem de excelência, procurando preparar o estudante para ser um cidadão atuante na sociedade.

 

"O regime de ensino de tempo integral possibilita à escola a obtenção de maiores recursos a serem destinados para proporcionar melhores condições e promover uma educação cada vez mais eficiente, assim como possibilita à escola promover uma educação com uma metodologia que busca desenvolver o estudante em diversos aspectos. A escola tem o papel de propiciar um processo de ensino e aprendizagem visando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social, o físico e o afetivo do estudante e de todos os atores envolvidos na educação", afirma a diretora.

 

A Secretaria do Estado da Educação (Seduc) trará, em 2022, a oferta de Educação em Tempo Integral no Piauí em 96 escolas, sendo 35 escolas com custeio do Tesouro do Estado e mais 61 unidades custeadas pelo fomento via governo federal. São 26 mil vagas destinadas para matrículas do ano letivo de 2022 em todo o Estado.

 

Com a implantação do sistema, as escolas receberão investimentos visando construção de novas instalações, intervenções para ampliação da área construída, como laboratórios, bibliotecas e quadras de esporte, bem como podem ser usados para aquisição de equipamentos e bens, visando adequações a ampliação da jornada escolar de forma integral pelo estudante.

 

Além das intervenções físicas, a Seduc vem realizando atividades de formação continuada aos professores, como o Seminário Estadual de Avaliação e Planejamento dos Centros Estaduais de Tempo Integral de Ensino Médio, que trouxe debates sobre os desafios e possibilidades e a promoção das Práticas Pedagógicas Inovadoras.

 

À frente da coordenação das escolas de tempo integral, Alberto Machado, que também já dirigiu o Ceti Didácio Silva, ressalta que a Seduc realiza o trabalho de visitas às escolas selecionadas para adesão.

 

"Quando conseguimos contemplar a adesão de novas escolas é um ganho enorme para a educação, pois a Seduc procura ter uma política educacional com maior assistência estudantil, estimular o protagonismo juvenil e ainda melhorias na estruturas das escolas, todas previstas na escola de tempo integral e a prova disso são os resultados vistos no Enem, por exemplo", pontua.

 

O coordenador explica que nesta etapa, a Seduc realiza uma conversa com a gestão, professores e comunidade escolar tirando dúvidas sobre as adequações ao regime.

 

"A receptividade por parte das escolas que passaram a aderir ao regime de tempo integral é muito positiva, pois há gestores que já desejam aderir e vejo que há algo muito bom para os nossos estudantes com a ampliação da oferta na rede pública, pois sabemos que quanto maior o tempo os alunos passam na escola, melhores resultados eles terão", reforça.

 

Piauí conta com 96 Centros Estaduais de Tempo Integral, localizados em 50 municípios

 

Hoje a rede pública estadual do Piauí conta com 96 Centros Estaduais de Tempo Integral, localizados em 50 municípios, sendo eles 70 de Ensino Médio, 12 de Fundamental e Médio, 08 apenas de Ensino Fundamental e 06 de Educação Profissional.

 

A carga horária em Regime de Tempo Integral é de jornada diária de oito horas, com a hora aula de 60 minutos, totalizando 40 horas aulas semanais; com uma hora para o almoço e dois intervalos para lanche.

 

A oferta de Itinerários Formativos se dá com disciplinas eletivas, de acordo com a necessidade de cada escola, dentre elas robótica, esporte, dança, pintura, e programas voltados para o ENEM. Há também, a partir de 2022, projeto de vida e protagonismo estudantil.

 

Dentre as atividades integradoras destaca-se o Estudo Orientado, Seminários Integradores e Projetos Pedagógicos Interdisciplinares.

 

Os maiores índices alcançados dentro da rede no SAEPI e SAEB são das escolas de Tempo Integral; além das maiores notas na redação do Enem e os melhores desempenhos na OBMEP, dentre outras Olimpíadas.

 

"Hoje temos mais de 26 mil estudantes matriculados em tempo integral e também temos os estudos para implantar mais 30 novas escolas futuramente", finaliza Alberto Machado.