Ceti Farmacêutico João Carvalho completa 56 anos e torna-se totalmente integral em 2022

  

Com uma longa história na educação pública do município de Oeiras, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Farmacêutico João Carvalho completa, em 2022, 56 anos de fundação. A escola oferta atualmente a modalidade de Ensino Médio, nos turnos manhã e tarde, e EJA (Educação de Jovens e Adultos) no turno noite.


 

Desde o ano de 2020, a escola vem passando pelo processo de implementação do Ensino Médio Integral. De forma gradativa, a escola realizou a implantação da educação integral para os alunos da 1ª série em 2020 e, em 2021, foram integralizadas às turmas de 2ª série. Para o ano de 2022 serão contempladas também as turmas de 3ª série e implementação do novo currículo do Ensino Médio. Assim, todas as turmas alocadas durante o turno diurno funcionarão de forma integral.

 

A diretora da escola, Daniele Savana, destaca que a instituição de ensino já protagonizou várias fases de uma educação de qualidade sempre voltada para o bem-estar dos seus estudantes e servidores, como ofertar um ensino-aprendizagem de excelência, procurando preparar o estudante para ser um cidadão atuante na sociedade.

 

"A modalidade de ensino de tempo integral possibilita à escola a obtenção de maiores recursos a serem destinados para proporcionar melhores condições e promover uma educação cada vez mais eficiente, assim como possibilita à escola promover uma educação com uma metodologia que busca desenvolver o estudante em diversos aspectos. A escola tem o papel de propiciar um processo de ensino e aprendizagem, visando não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o social, o físico e o afetivo do estudante e de todos os atores envolvidos na educação", afirma a diretora.

 

O Ceti Farmacêutico João Carvalho tem oferecido o máximo de recursos para que os professores tenham um total suporte e condições de trabalho relacionados à obtenção de aparelhagens de mídia multifuncional, coletânea de livros, instalação de redes de internet distribuídas em toda a escola. Durante todo o ano de 2021 foram realizadas várias formações para implementação do novo Ensino Médio e uma delas foi realizada através do programa PROTEDU (protagonismo na educação), no qual foi realizada formação especializada voltada para os profissionais de educação com base na Proposta de flexibilização Curricular.

 

Foram vários momentos de grande interação e socialização de aprendizagem onde muitos temas foram abordados como: Aspectos gerais da Base Nacional Comum; Desafios para o novo currículo para o Ensino Médio; Itinerários formativos para o Ensino médio. Além destes temas outros foram amplamente contemplados e discutidos: a BNCC e o Novo Ensino Médio; Protagonismo Juvenil e Projeto de Vida.

  

O coordenador pedagógico da escola, Francimar Lustosa, observa que além dos encontros com os professores, as formações foram voltadas também para os estudantes e toda a comunidade escolar. "Os encontros promoveram diálogos, reflexões que resultaram na elaboração de vários projetos a serem executados no decorrer do ano letivo. Já temos um leque de projetos elaborados prontos para serem colocados em prática no ano de 2022", informa.


  

"No ano de 2021, mesmo trabalhando na modalidade remota e híbrida, conseguimos desenvolver um trabalho de excelência, buscando atingir nosso alunado de várias formas, através da disponibilização de material impresso na escola para alunos sem acesso, a entrega de kits alimentação custeados através do plano de merenda na escola, no qual cada estudante recebeu durante o ano 8º kits alimentares em substituição à merenda escolar que seria oferecida no ambiente escolar. Bem como os estudantes foram contemplados com os kits de material escolar de uso diário e outros incentivos de premiação pelo bom desempenho das atividades escolares", completa Francimar Lustosa.

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também enviou 200 chips telefônicos para facilitar o acesso digital dos alunos e conectá-los à escola e à internet. Visando ainda o melhor desempenho dos estudantes, foram ofertados por meio da Seduc 32 tablets educacionais.

  

Melhoria na infraestrutura e novas ofertas

  

A escola vem passando também por várias melhorias na sua estrutura física para garantir à comunidade escolar maior conforto e um espaço adequado, agradável e propício ao desenvolvimento de uma aprendizagem em múltiplas competências.

  

Além do Ensino Médio em tempo integral, a escola passará a ofertar, no ano de 2022, turmas de VI e VII etapas de EJA (Educação de Jovens e Adultos). ?Nossa escola tem uma localização central na cidade o que nos possibilita receber estudantes oriundos de todos os bairros da cidade. A EJA é uma modalidade de ensino que contempla principalmente o público que por várias razões precisa estudar à noite, e sendo agora Técnico Profissionalizante passa a ser uma porta para o mercado de trabalho?, complementa a coordenadora pedagógica do turno noite Maria Helena Sousa.

  

A diretora da escola reforça que a base da educação integral é o diálogo entre educador e educando, para fomentar o interesse e participação desses estudantes em relação ao processo de construção de conhecimento. "Devemos valorizar o ensino e reconhecer as necessidades do estudante. Isto é uma forma de propiciar que eles se engajem cada vez mais a buscarem aprender coisas novas e aplicarem os conceitos conversados durante as aulas ou atividades relacionadas à educação", enfatiza a gestora.