Reeducandas da Penitenciária Feminina participam de curso profissionalizante


As reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina estão sendo capacitadas com o Curso de Maquiadora. A ação está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), por meio da Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Novos Caminhos/Prisional. 


O Programa está beneficiando reeducandos das Unidades Prisionais de Teresina, nas áreas de Padeiro, Maquiador, vendedor Externo e Assistente Administrativo; e em Parnaíba, Picos e Altos, o curso de Microempreendedor Individual. 

Cerca de 110 reeducandos que se encontram em regime privado de liberdade, semiaberto e egressos que cumprem penas alternativas estão sendo beneficiados. Durante os cursos, os alunos recebem uma bolsa, através do Banco do Brasil, e todo material didático é fornecido pela secretaria de educação.


Ao finalizar o curso de Maquiadora, que tem a carga horária de 160 horas aula, a reeducanda pode  obter experiência na área da estética ou tornar-se  uma profissional  autônoma.

De acordo com Diretora da UETEP e Coordenadora Geral do Programa Novos Caminhos, Adriana Moura, as ofertas estão acontecendo dentro das unidades prisionais, com o objetivo de proporcionar maiores oportunidades de inserção no mercado de trabalho e contribuir para autoestima das reeducandas.