Escola de Parnaíba realiza Busca Ativa de alunos

Uma experiência realizada pela gestão da Unidade Escolar Raquel Magalhães, jurisdicionada à 1ª Gerência Regional de Educação, localizada no município de Parnaíba, está resgatando alunos que, desde o início da quarentena, não frequentam as aulas. Trata-se da ação envolvendo toda comunidade escolar.

A gestora da escola, Luciana de Seixas, explica que houve uma preocupação com os alunos que, com a crise sanitária, acabaram por abandonar o processo de ensino aprendizagem.

"Observamos que muitos não participavam dos grupos, que os pais não iam buscar o material impresso disponibilizado para o estudo no período das aulas on-line e tampouco foram buscar os kits de merenda escolar que foram ofertados pela Secretaria de Educação", afirma a diretora.

A partir daí, a gestão tomou as devidas precauções e cuidados a fim de recuperar os alunos que haviam abandonado os estudos. A escola Raquel Magalhães é uma escola de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Ensino Médio e EJA. Uma novidade para esse ano será a oferta do Ensino Médio no turno da tarde.

A ação tem grandes eixos que abrangem todas as dimensões do ensino, inclusive a socioemocional. "Com esse projeto procuramos atingir todos os nossos alunos, inclusive aqueles que não possuem internet e oito alunos que possuem algum tipo de deficiência", informa.

A Unidade Escolar Raquel Magalhães vem trabalhando eixos que possibilitam a realização da busca ativa dos alunos, dentre eles, realização de um trabalho socioemocional com os alunos; processo de inclusão das crianças com deficiência; entrega de livros didáticos e material impresso aos pais que não procuram a escola e ainda é executado pela gestão um diálogo com os pais que se recusam em manter os filhos estudando.

A gerente da 1ª Gre , Safira Santos, elogia a iniciativa e afirma que este é o caminho para alcançar abandono e evasão zero e garantir a aprendizagem dos estudantes. "Temos um desafio imenso na educação para recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes. Experiências como a da escola Raquel Magalhães evidenciam que a união de esforços é essencial para alcançarmos nosso principal objetivo, que é a educação de qualidade", afirma Safira.