Secretário de educação alinha ações para o ano letivo de 2022 durante encontro de gestores

O ano de retomada presencial da educação piauiense iniciou na manhã desta quinta-feira, 20, com o encontro de Gestores das Gerências Regionais (GRE) para tratar das expectativas e ações para 2022. O secretário Ellen Gera explicou que a pauta Educação tem sido prioridade no Governo do Estado para promoção do desenvolvimento social e econômico e a integração da equipe tem gerado bons resultados.

Além de informações gerais, o secretário lembrou que os últimos dois anos foram atípicos devido à pandemia, mas muitas ações foram realizadas pela secretaria, gerências e pelas próprias escolas.

"Tivemos todo o acompanhamento e oferecemos as soluções para o momento de desafio que se impôs, mas além disso tivemos o comprometimento de profissionais da educação que se comprometeram em inovar para dar as condições e toda a assistência aos nossos estudantes", disse.

As 21 GREs estiveram representadas na reunião virtual para acompanharem as falas dos superintendentes e as principais coordenações. Todo o processo de matrícula, repasse de recursos, expansão do ensino técnico, expansão superior com a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) e o controle e combate da COVID, além de muitos outros assuntos, como a implementação do Novo Ensino Médio, foram tratados durante as falas.

"Temos uma grande ação, que acontece em todo o país, que é o Novo Ensino Médio. No Piauí não é algo tão novo, pois já temos muitas boas experiências em escolas de tempo integral há alguns anos. É um grande momento para a rede de ensino e principalmente mais oportunidade de protagonismo para o estudante", explicou o secretário.

BALANÇO DE AÇÕES DE 2021

A secretaria esteve em contato direto com as escolas das 21 GREs desde que a pandemia foi decretada. A equipe migrou algumas das ações para o ambiente on-line e realizou formações e planejamento, Programa de Reforço Juntos para Avançar, Avaliação Global Integrada (AGI), Projeto Aluno Monitor, Guia de Possibilidades Pedagógicas, diálogos com os estudantes, Circuito de Gestão, Sistemática de Monitoramento e Avaliação e Resultados, Mais Aprendizagem, Simula Mais, Pré-ENEM na Estrada, Caravanas Pedagógicas, formações do Currículo da Educação Infantil e Fundamental, seminários de para implementação do novo ensino médio, além dos avanços da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), os programas PRO Educação na Idade Certa e PRO Alfabetização de Jovens e Adultos, distribuição de tablets para estudantes e chips de dados.