Escolas da rede pública estadual seguem com vagas para matrículas presenciais

Aos estudantes que buscam por vagas para a continuidade de ensino, as matrículas da rede estadual de educação do Piauí para o ano letivo de 2022 seguem abertas por meio de inscrições presenciais.


A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) orienta que pais ou responsáveis busquem as Escolas Estaduais para consulta por vagas e efetivação da matrícula. As aulas da rede estadual de educação terão início dia 07 de fevereiro de 2022.

As vagas estão disponíveis para novas matrículas em escolas com a oferta de Ensino Fundamental e Ensino Médio, regular ou em Tempo Integral; Educação de Jovens e Adultos (EJA); e Educação Profissional Técnica de Nível Médio, articulada com o Ensino Médio (integrada e concomitante) e subsequente, em cursos destinados a quem já tenha concluído o Ensino Médio.


Para aqueles que buscam vagas disponíveis no ensino técnico profissionalizante e nível médio, o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez - Premen Sul, oferta diversos cursos na área da saúde como Nutrição, Farmácia, Análises clínicas, Enfermagem e Saúde Bucal, ministrados nos três turnos.



O diretor do Premen Sul, Pedro Muniz de Souza, informou sobre a busca de vagas para os estudantes que buscam o ensino técnico  e a modalidade para jovens e adultos que acontece em momentos distintos.

"Estamos com várias demandas atendendo ao edital com relação às vagas para alguns cursos que ainda não foram preenchidas. Para alunos novos, realizamos a aplicação de teste seletivo diante da alta procura e para o aluno que deseja se matricular na escola no período noturno, não há essa obrigatoriedade do seletivo, ou seja, o candidato faz o teste e no dia seguinte é efetuada a matrícula. Buscamos atender à demanda na íntegra e fazer com que as vagas sejam preenchidas, assim, são todos sempre bem-vindos", destacou.

Outra opção com oferta de vagas nas modalidades de Ensino Fundamental e Ensino Médio é o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Modestina Bezerra, localizado no bairro Novo Horizonte, na zona sudeste de Teresina.


Acompanhando o processo de matrícula, o técnico de apoio pedagógico, Gerson Pereira do Nascimento, informou que ao buscar uma vaga na unidade, o futuro estudante conhece a escola e todos os protocolos  higiênicossanitários que serão seguidos no ano letivo diante da pandemia da covid-19.

"Temos vagas novas abertas e alcançamos 500 alunos a serem enturmados. Vamos abrir mais duas turmas novas, pois a demanda foi superior a nossa expectativa inicial, e assim chegaremos a dez turmas. Nós estamos utilizando todos os protocolos higiênicossanitários desde a entrada, com a medição de temperatura, disposição de pias e dispensadores de álcool em gel em todos corredores, limpeza diária nos espaços escolares e o distanciamento das carteiras com espaço adequado dentro da sala de aula. Então o aluno pode vir com segurança e buscar uma vaga", explicou.