Gestores planejam ações durante Caravana Pedagógica Juntos para Avançar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea), iniciou os trabalhos da 1ª Caravana Pedagógica - Juntos para Avançar, em 2022. O primeiro encontro no formato presencial aconteceu, na segunda-feira (10), no município de Uruçuí (11ª GRE), e deve percorrer as 21ª Gerências Regionais de Educação (GREs), até o dia 21 de janeiro.

A iniciativa reúne os gestores escolares e as equipes da Gerência de Ensino Fundamental, Gerência de Ensino Médio e do Núcleo de Acompanhamento Pedagógico para planejar ações, avaliar resultados e orientar sobre os trabalhos do Programa Juntos para Avançar, referentes às matrizes curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Caravana pedagógica em Uruçuí-PI

Cronograma da Caravana Pedagógica, com as respectivas GREs:

-De 10 a 14/01:

8ª (Oeiras); 9ª (Picos); 10ª (Floriano); 11ª (Uruçuí);12ª (São João do Piauí); 13ª (São Raimundo Nonato); 16ª (Fronteiras); e 17ª (Paulistana).

-De 17 a 21/01:

14ª (Bom Jesus); 15ª (Corrente); 1ª (Parnaíba); 2ª (Barras); 3ª (Piripiri); 5ª (Campo Maior); 6ª (Regeneração); e 7ª (Valença).

O evento acontece de forma presencial seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus.

Caravana pedagógica em Floriano-PI

Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino Aprendizagem (Unea), destaca que o início dos trabalhos pela caravana Juntos para Avançar 2022 terá o foco na análise das ações realizadas em 2021 e no planejamento junto às gerências e coordenações para este ano.

"Iniciamos os trabalhos com as equipes do núcleo central percorrendo todas as gerências regionais do Piauí, com foco na orientação sobre os principais elementos relacionados à implementação das ações do programa Juntos para Avançar, bem como observar a recomposição de aprendizagem dos nossos estudantes. As equipes farão ainda encaminhamentos sobre o Censo Escolar, principalmente, quanto a matrícula 2022 e a situação final dos estudantes no ano letivo de 2021", informou.

Busca Ativa

A Busca Ativa, que compreende estratégias adotadas pelas unidades escolares para alcançar o estudante e manter o vínculo ativo com a escola, também terá espaço de discussão na caravana. As principais ações e ferramentas que obtiveram êxito na manutenção deste vínculo serão compartilhadas entre as gestões escolares.

Orientação para novo currículo do Ensino Médio

Maria José relata ainda que, durante a caravana do programa Juntos para Avançar, os gestores também irão discutir a implementação do novo currículo do Ensino Médio a partir de 2022.

"Precisamos garantir aos nossos estudantes não só aprendizagem, mas a recomposição olhando para o cenário pandêmico nos anos anteriores. No encontro iremos diminuir as dúvidas que envolvem o processo de implementação gradual do novo currículo para os alunos da 1ª série, nas suas respectivas etapas de forma intermediária, e para as 2ª e 3ª séries, tendo eletivas e projetos de vida", declarou a diretora.