Regime de Colaboração entre Estado e Municípios é tema de Encontro Executivo em Parnaíba

Na última terça- feira, 21 de dezembro, aconteceu o Encontro Executivo com a temática "Matemática Regime de Colaboração entre Estado e Municípios", no auditório do Porto das Barcas no município de Parnaíba. A ação é destinada a Secretários Municipais de Educação, Técnicos de Curriculum das Secretarias Municipais de Educação e Coordenadores Municipais do Programa PRO Alfabetização na Idade Certa.

De acordo com Ângela Siqueira, coordenadora Regional do Pro Alfabetização na Idade Certa, a equipe está no processo de finalização do ano de 2021 e fazendo uma orientação de reabertura do ano letivo de 2022.

"Queremos levar apoio técnico e formação para os professores, gestores e coordenadores das escolas municipais no tocante a oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental", relata Ângela.

Durante a programação foi trabalhada a temática de implementação do curriculum, avaliando como está a situação e fazendo o alinhamento entre os municípios das ações que foram desenvolvidas e que deverão ser realizadas no ano de 2022. Outro ponto abordado foi o SAEPI, avaliação externa específica do estado Piauí que avalia o desempenho de cada escola e município, contribuindo assim para uma visão mais precisa de como estão os índices educacionais em cada município.

Ainda na programação do encontro foi trabalhado o regime de colaboração com o programa PRO Alfabetização na Idade Certa no estado do Piauí. "Esse é um momento no qual vamos colaborar com os municípios no sentido de priorizar a educação e a alfabetização na idade certa, a fim de que esse alunos possam ser compensados pelos prejuízos trazido na pandemia. Hoje estamos trabalhando uma proposta de reforço, mobilização, de busca ativa e algumas outras ações que o município deverá adotar para que tenhamos mais sucesso em 2022", afirma Ângela.

De acordo com Adrion Portela, secretário de Educação do município de Caraúba do Piauí, o encontro é de extrema importância para o alinhamento das ações. "Aqui as parcerias acontecem. Por meio desse encontro aprendemos e conhecemos um pouco da realidade de outros municípios, para chegar a nosso objetivo, que é o nosso currículo próprio de Caraúba do Piauí", relata o secretário municipal.

O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com o apoio do programa PRO Alfabetização na Idade Certa (PPaic) e dos Técnicos de Curriculum.