Educação Profissional reúne mais de 10 mil alunos em feiras das profissões

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Unidade de Educação Técnica e Profissional, realizou nos últimos 30 dias, 54 feiras das profissões com a participação de cerca de 10.800 alunos, de 56 cursos de educação profissional, em 35 municípios. O objetivo geral das feiras foi apresentar as práticas pedagógicas desenvolvidas nos cursos de educação profissional, proporcionando aos futuros alunos o conhecimento prévio que os auxiliem nas suas escolhas futuras.


 

Além disso, as ações também tiveram como finalidade, estimular as escolas de educação profissional na realização de eventos pedagógicos; diminuir o número de transferências  por não identificação com o curso e as taxas de reprovação, fornecer informações sobre o perfil profissional e campo de atuação dos cursos ofertados pela rede estadual; oportunizar à comunidade discente a vivência do mercado de trabalho e atender a meta estabelecida junto ao Banco Mundial no Projeto Piauí (Pilares de Crescimento e Inclusão social).

 

Segundo a Coordenadora do Ensino Médio Integrado, Professora Margareth Rodrigues de Sá, as Feiras de Profissões representam  a oportunidade de promover a aproximação com a comunidade na qual está inserida, fazendo com que a sua oferta seja aderente aos anseios e condições potenciais de cada território e de cada município. "Nesse sentido, a consolidação do projeto ?Feira de Profissões? nas unidades de ensino que ofertam educação profissional impactará na diminuição dos índices de evasão escolar, sobre tudo nas séries iniciais", destaca.


 

De acordo com a Diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional, Adriana Moura, a execução dessas ações  também proporciona o  aumento do nível de informações sobre a oferta de Educação Profissional junto aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, possibilitando melhor escolha e consequentemente diminuindo a taxa de evasão e abandono. "Esperamos ainda incentivar e fortalecer, nos Centros de Educação Profissional, a "cultura" da realização de feiras, promovendo a divulgação das experiências e práticas do processo de formação do aluno de educação profissional", frisa a diretora.

 

Foram abordados os temas voltados para os eixos de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Desenvolvimento Educacional e Social.


 

As feiras foram realizadas nos municípios de Teresina, Pimenteiras, Piripiri, Simplício Mendes, José de Freitas, São Pedro, Luís Correia, Cocal, Barras, Santa Cruz do Piauí, União, Uruçui, Bertolínia, Elesbão Veloso, Inhuma, São Raimundo Nonato, São João do Arraial, Pedro II, Valença, Esperantina, Nazária, Baixa Grande do Ribeiro, Corrente, Piracuruca, Oeiras, Santo Inácio do Piauí, Barro Duro, Eliseu Martins, São Lourenço, Colônia do Gurgueia, Regeneração, Canto do Buriti, Altos, Campo Maior, São João da Varjota, Paulistana, Alto Longá e Aroazes.