Governo entrega reforma da Universidade Aberta do Piauí em Canavieira

A chegada do Ensino Superior em todas as regiões do Piauí já é uma realidade e, dentro dessa perspectiva, os estudantes podem contar com um ambiente moderno e toda a estrutura capaz de possibilitar o aprendizado, com a reforma e adequação dos polos. Essa é a nova realidade do polo da Universidade Aberta do Piauí (UAPI) no município de Canavieira, distante 400 km da capital, que teve sua reforma entregue pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta sexta-feira (17).

Com investimentos do PRO Piauí na ordem de R$ 218.522,35 (duzentos e dezoito mil quinhentos e vinte e dois reais e trinta e cinco centavos) para a reforma do prédio e aquisição de equipamentos, o espaço conta com laboratório de informática, biblioteca, sala de estudos, coordenação e banheiros.

Professora da rede municipal, Janaina Sousa, iniciou o curso de Administração na UAPI para incentivar os seus estudantes e terminou se apaixonando pelo curso.

"Hoje estou no 5° período e já coloquei em prática os ensinamentos do curso criando uma loja de moda íntima e moda praia. No primeiro curso que fiz, tive que sair do meu município para outro, mas hoje podemos estar em nossa casa e desenvolvendo um curso como esse que é importantíssimo, só tenho a agradecer", relata a aluna.

A estudante Elieige Maria da Silva criou uma loja de cosméticos e fala sobre a visão empreendedora que desenvolveu no curso que ajudou no seu sonho de ter uma loja de cosméticos. ?O curso de Administração me abriu várias portas. Hoje tenho minha loja de cosméticos há mais de um ano e estou conseguindo realizar meus sonhos?, diz.

A coordenadora adjunta do polo, Auristelia Porto, destaca a importância da inauguração para a cidade e os impactos de ter o ensino superior no município.

"A reforma e aparelhamento do polo da UAPI de Canavieira, anexo a Unidade Escolar Mariano José Roberto, é de extrema importância. Nossos 26 alunos estão felizes com o aprendizado e vários já estão empreendendo, tudo de acordo com a experiência adquirida durante o curso. Esperamos que surjam outros cursos", observa a coordenadora.

A superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lourdes Lopes, revela que com a universalização do Ensino Superior, por meio da UAPI, foi atingido mais um ponto importante no desenvolvimento social do Piauí.

"Por meio do PRO Piauí Educação, o Governo vem investindo na construção e reforma da rede estadual de ensino, local onde funcionam nossos polos. Atualmente, estamos em processo de inauguração dos polos da UAPI. A Superintendência de Ensino Superior da Seduc tem dado todo esse suporte, andando pelo Piauí, e dando celeridade ao processo de levar o Ensino Superior público, gratuito e de qualidade a todos os territórios do estado, usando ferramentas tecnológicas através do Canal Educação", finaliza a superintendente.