Estudantes participam da 13 Olimpíada Estudantil em Luzilândia

As atividades de esporte e lazer são instrumentos efetivos para a melhoria da qualidade de vida e, na busca por desenvolver esta qualidade aos estudantes, a Unidade Escolar Luis Teixeira, localizada no município de Luzilândia-PI, retomou as práticas esportivas com a realização da 13ª edição da Olimpíada Estudantil.



A edição aconteceu entre o final do mês de novembro e início de dezembro e participaram os 279 estudantes matriculados nas turmas da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio da unidade, jurisdicionada à 2ª Gerência Regional de Educação (GRE).


Outro objetivo das atividades desempenhadas na escola esteve relacionado aos cuidados na saúde mental dos adolescentes. A gestão pedagógica explica que tornou-se necessário buscar alternativas para evitar e diminuir o aumento da ansiedade e insegurança por meio do esporte.



Como método de avaliação das atividades, os professores buscaram analisar os estudantes nas modalidades de futebol de salão, futebol de campo, handebol, voleibol, tênis de mesa, xadrez, dama, dominó, atletismo (50m e 100m), e natação. 



As competições foram disputadas entre masculino e feminino nos modos individuais e coletivos.



A retomada da atividade desportiva foi idealizada pela diretora Gardênia Maria da Costa Boiba e executada anualmente pelos professores de Educação Física, Fabio Rocha

"O desenvolvimento da olimpíada buscou amenizar os impactos psicossociais em nossos estudantes ocasionados pelo isolamento social causado pela pandemia COVID-19. Nosso objetivo maior é a integração social por meio do desporto, trazer bem estar, confiança em equipe e melhorias para desenvolvimento socioemocional e afetivo em nossos estudantes. Temos a plena convicção de que juntos podemos acolhê-los e dar-lhes de volta a motivação para competir e restabelecer a autoestima, pois o esporte é, sem dúvida, um forte elo de influência para aqueles que veem na educação a chegada para o sucesso", declarou a diretora.