Seduc realiza Formação das Equipes Multiprofissionais de mediação de conflitos

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, de 15 a 17 de dezembro, a 1ª Formação Presencial das Equipes Multiprofissionais das Gerências Regionais de Educação (GREs) do ano de 2021. As equipes são formadas por profissionais de Psicologia, Assistência Social e Psicopedagogia, que constroem  estratégias para enfrentar o bullying, a violência, a depressão e os conflitos no interior da escola.

Segundo a diretora da Unidade de Gestão e Inspeção da Seduc, Ana Rejane, a Seduc também entendeu a necessidade de constituir grupos nas escolas capazes de acolher e mediar conflitos.

"A Portaria SEDUC-PI/GSE Nº 295/2021 define a implantação e o funcionamento do Comitê Escolar de Mediação de Conflitos nas Escolas da Rede Pública Estadual de Educação do Piauí. É uma importante ação para fortalecer a autonomia da escola, empoderando-a para mediar conflitos entre seus membros de maneira a implantarmos definitivamente a Cultura de Paz nas escolas estaduais", observa a diretora.

Sensibilizado com essa demanda, o Secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, convocou cerca de 100 profissionais de Psicologia, Assistente Social e Psicopedagogia que atuam nas Equipes. Esses profissionais foram distribuídos de acordo com a tipologia de cada Gerência Regional de Educação diretamente relacionada à quantidade de escolas atendidas.

"Muitos são os desafios e os profissionais que estão participando dessa Formação têm o papel prioritário de demonstrar a importância do olhar e cuidado com a saúde emocional e bem estar da comunidade educacional. Cada vez mais precisamos trabalhar para que a Escola seja acolhedora e inclusiva. Escola que cuida, protege", finaliza Ana Rejane.

Serviço:

Formação das Equipes Multiprofissionais

Data: 15 a 17/12/2021

Local: Diferencial Buffet, Teresina

CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO

QUARTA (15/12)

QUINTA (16/12)

SEXTA (17/12)

MANHÃ

8h-8h15:

8h-8h30:

8h as 12h

Abertura

8h15-9h:

8h30-10h30:

9h-12h:

Mesa de Abertura com autoridades da seduc.

9h-10h:

A educação em um cenário pós-pandemia: desafios e possibilidades

Educação para todos e todas: um cenário de vulnerabilidades na escola

Profa. Leila Medeiros

10h: Intervalo

10h30: Intervalo

10h45-12h: Desconstruindo armários: como identificar violências e acolher demandas lgbtqia+ na educação. (Hanna Psicóloga)

Carolina Martins (Psicóloga)

10h: Intervalo