Escola da 1ª Gre recebe premiação em Olimpíada de Matemática



O CEEP Liceu Parnaibano foi uma das unidade públicas do estado premiada na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF) de 2021. Estudantes garantiram medalha de prata, na etapa regional, e de bronze, na nacional.


Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2021 mais de 200 mil alunos de 28 países, sendo mais de 20 mil brasileiros. A prova é aplicada em nove idiomas diferentes.


Os alunos que garantiram as medalhas no Liceu Parnaibano foram Rawã Ferreira, José Alexandre Gomes, Anthony Gabriel, Laianne Alves, Ingrede Emanuelle, Micaele Sotero, Fábio Rodrigues.

De acordo com o professor de matemática do Liceu Parnaibano, Rafael de Sousa, a MSF é diferente das outras competições do gênero, como a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). "A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras. O formato da prova produz efeitos positivos sobre a qualidade do ensino da matemática, uma vez que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas abertos", declara o professor.


As provas foram dissertativas e divididas em três níveis: básico, para o Fundamental 1; júnior para o Fundamental 2; e sênior para o Ensino Médio.

Rafael falou ainda que a prova não é direcionada apenas para alunos com altas habilidades na disciplina. ?A intenção é incentivar o trabalho em equipe e desmistificar a ideia de que a Matemática é muito difícil?, comemora o professor.


Para o aluno Fábio Rodrigues, de 17 anos a premiação trouxe um novo estímulo para estudar."Estamos felizes com o resultado, isso só demostra que com bons professores e nosso empenho podemos chegar em qualquer lugar", fala o aluno.
 
A MSF é a seção brasileira do evento internacional Mathématiques sans Frontières, criado pela Académie de Strasbourg, Inspection Pédagogique Régionale de Mathématiques e IREM (Institut de Recherche sur l?Enseignement des Mathématiques), órgãos ligados ao Ministério da Educação francês.

No Brasil, o evento conta com o apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), do Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (instituição sem fins lucrativos ligada à Fundação Itaú Social) e da Universidade Metodista de São Paulo.