Alunos da 1ª GRE participam de Diálogo com as Juventudes

Com o objetivo de envolver a participação juvenil na gestão escolar e ampliar o diálogo com os jovens, estudantes jurisdicionados à 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), a Seduc realizou, na última quinta-feira (02), o encontro "Diálogo com as Juventudes".

A abertura do encontro foi realizada pelos mediadores e facilitadores do Instituto Unibanco, que estimularam os jovens a se expressarem por meio de atividades envolvendo artes e escrita. Na oportunidade, os facilitadores falaram dos desafios no ambiente escolar, além de incentivarem os estudantes a entender sua corresponsabilidade na gestão de suas escolas.

Para a gerente da 1ª GRE, Safira Santos, a expectativa é que os jovens voltem para as escolas e partilhem para os colegas, professores e diretores o que vivenciaram no evento. "Queremos que eles sejam multiplicadores e possam, no futuro, ser facilitadores dessa metodologia. Queremos também, com o encontro, saber como o jovem se vê implicado na gestão da escola e mostrando qual o seu papel nesse processo. Nossa intenção é escutar o jovem e fazer com que ele se veja corresponsável na gestão", afirma Safira.

Para a coordenadora de Ensino Aprendizagem, Conceição Teles, o encontro foi de suma importância para a 1ª GRE, uma vez que trouxe oportunidade de ampliar a escuta e estreitar ainda mais o diálogo e a participação dos estudante sobre as mudanças proposta pela reforma do Novo Ensino Médio. "Atingimos nosso objetivo de possibilitar a escuta sensível com os estudantes das escolas estaduais da 1ª Gerência Regional de Educação", finaliza Teles.

"Estou gostando muito de participar desse encontro", disse o aluno Mateus Josué Costa, de 16 anos, que participa do evento.  "A gente aprende a interagir, colocar as ideias e a trabalhar junto", finalizou o jovem.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco. Participaram também do encontro a coordenadora de Ensino Aprendizagem, Conceição Teles; o apoio Pedagógico da 1ª Gerência Regional, Afrânio Teles; além de Diretores, Coordenadores e Supervisores escolares.