1ª GRE começa a distribuição de absorventes gratuitos para alunas da rede estadual




Escolas da 1ª Gerência Regional da Educação (GRE) começou a distribuição gratuita de absorventes para alunas da rede estadual. A ação faz parte do programa de combate a pobreza menstrual.


A distribuição foi iniciada nas escolas Padre Raimundo José Vieira, Epaminodas Castelo Branco, Polivalente Lima Rabelo e Maricas Lima e vai se estender para todas as unidades escolares.  O projeto vai distribuir cerca de 107 mil absorventes mensalmente para escolas jurisdicionaras à 1ª GRE.


Cada escola recebeu um repasse da Secretaria de Educação para a compra dos itens. As unidades também receberam cartilhas com os protocolos e regras que devem ser seguidos.


"O programa consiste em levar conhecimento sobre o ciclo menstrual para estudantes das escolas estaduais, por meio de palestras e capacitações. "É muito importante levar o conhecimento para meninas de um tema que ainda é tabu. Queremos quebrar esse preconceito contra a menstruação", afirma Safira Santos, gerente da 1ª GRE.

O tema menstruação nunca havia sido debatido pela estudante ThaysLara Teixeira, de 16 anos, fora de casa. "Eu só tinha conversado sobre isso com a minha mãe", diz a menina bem participativa na palestra q aconteceu na sua escola. 


Já para a outra aluna, Francisca Maria, de 15 anos, é importante essa participação da escola. "A gente não escolhe e fala: hoje vou menstruar. Não temos escolha sobre isso, é algo natural de toda mulher", finaliza a estudante.