1ª Gre vai até o local de prova do Enem distribuir abraço, afeto e palavra de incentivo

Uma verdadeira operação de acolhida, com direito a dicas importantes, palavras de estímulo e até uma corrente de fé. Foi assim que a 1ª Gerência Regional de Educação recebeu os estudantes neste último domingo (21), durante a maratona de cinco horas e meia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio -Enem 2021.

Um espaço montado em frente à Universidade Federal Delta do Parnaíba transformou-se no "Point dos estudantes" e desde as primeiras horas do domingo cada um dos candidatos era recebido com alegria e um abraço de incentivo. Manter a calma, desacelerar o ritmo e relaxar as tensões eram os conselhos mais frequentes.

A gerente da 1ª GRE, Safira Santos, fala da iniciativa. "Esse é um momento muito importante para os alunos do Ensino Médio, especialmente, para aqueles que estão se submetendo ao Enem após concluírem seus estudos, já que o teste é o passaporte para o curso superior e acho importante poder passar aquela energia positiva para nossos alunos em um momento tão crucial na vida deles", destaca Safira.

A gerente falou ainda que "o Enem é o coroamento de uma vida de estudos, o passo para uma nova etapa na vida acadêmica, o trampolim para a universidade, e queremos partilhar esse momento tão especial com os nossos alunos, na certeza de que também fizemos parte desse processo, no dia a dia, nos simulados, nas atividades da escola", comemora Safira.

Nos pontos de apoio da 1ª GRE os alunos, além dos abraços da equipe, receberam caneta, chocolate e água. Conversaram e descontraíram um pouco para encarar o desafio do Enem com a maior tranquilidade possível.

Para a aluna da Unidade Escolar Maria do Socorro Sampaio Martins, Valéria Alves, do município de Caxingo, o apoio dado pela GRE fez toda a diferença. "Foram muito importantes todas as ações realizadas na escola em relação ao Enem. Tanto no que diz respeito às revisões, como também no dia de hoje, com esse espaço montado para os alunos, mostrando o apoio", comenta.

A iniciativa foi aprovada pelos estudantes. "Muito legal essa iniciativa de apoio. Às vezes a gente traz a caneta, mas falha, e beber água é sempre bom", disse a candidata Olívia Maria, da escola Manoel Ricardo, no município de Cajueiro da Praia.

As provas do Enem seguem no próximo domingo, 28 de novembro com 45 questões de matemática e suas tecnologias e 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias.