Seduc realiza o primeiro Dia E e mobiliza estudantes em locais de aplicação do Enem 2021

Para realizar o momento de acolhida e garantir a injeção de ânimo aos alunos da rede pública de ensino, a  Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, neste domingo (21), o "Dia E". A ação faz parte do programa Pré-Enem Seduc, visando motivação em benefício dos alunos que participaram do primeiro dia das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

A Seduc organizou postos de acolhimento nos locais de aplicação de prova em Teresina e no interior, com o intuito de garantir o suporte aos estudantes da rede pública de educação. Durante os dois domingos de realização do exame, nos dias 21 e 28, as equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs) estarão nos postos realizando a entrega de garrafas de água mineral, informativos, doces, além da motivação final antes da prova.

Gerências Regionais recepcionam estudantes em polos do interior.

O secretário da Educação, Ellen Gera, esteve no posto de acolhimento para atender os estudantes no campus Pirajá, da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), localizado na zona centro/norte de Teresina. Ele destacou o trabalho realizado pelas equipes da sede, Gerências Regionais de Educação (GREs) e nas escolas que culminaram no aluno entrando na sala para realizar a prova.

"A Seduc realizou um trabalho muito forte de preparação dos estudantes da nossa rede e também de outros estados com eles participando das nossas plataformas do Pré-Enem Seduc, mas também com as escolas no dia a dia na preparação dos alunos. Hoje realizamos o momento de mobilização, que chamamos dia "Dia E", o dia do Enem, em que estamos presentes em todos os locais de aplicação de prova, acolhendo os estudantes, entregando água, caneta, um chocolate e o mais importante: dando aquela palavra final para que ele faça uma boa prova. Esse trabalho de preparação já foi feito, então é ter tranquilidade, conferir todos os itens necessários, usar a máscara, álcool em gel e confiar nos seus estudos", disse Ellen Gera.

No primeiro dia do Enem 2021 os candidatos farão as provas objetivas de Linguagens, códigos e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da prova de redação.

O tema da redação deste ano foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil". A nota de redação tem importante peso nas notas dos estudantes e estes devem elaborar um texto dissertativo com uma proposta de intervenção sobre o tema.

Ellen Gera destacou ainda o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação com o projeto Redação Nota 1.000 (mil), visando a qualificação de professores de Língua Portuguesa, com foco na otimização do formato de ensino, visando maior desempenho dos alunos do  3ª série do Ensino Médio na elaboração de textos de redação do Enem.

"A Seduc fez um trabalho de formação na rede, que chamamos de Redação Nota 1000 (mil), justamente para trabalhar, com os professores e professoras de todo o estado, técnicas que pudessem ajudar a qualificar ainda mais a redação dos nossos estudantes. A nota mil não é tão simples de ser tirada, pois depende de um conjunto de fatores, como a média dos avaliadores, entretanto muitos estudantes conseguem 980, 960, 900 pontos, que são excelentes notas de redação", afirmou o secretário da educação.

Passe Livre Enem

Integrado às demais ações do Pré-Enem, a Secretaria da Educação promoveu o acesso dos estudantes  por meio do Programa Passe Livre Enem. A entrega dos passes irá garantir o transporte a 7 mil estudantes, na capital e interior, para os dois dias de aplicação do Enem.

O benefício, que contém quatro passagens de ônibus, permite ao estudante a facilidade no deslocamento até o local de prova nos dois dias do exame.

A ação promove na capital a entrega de 2.246 cartões e no interior do Estado, a Seduc organizou a logística de deslocamento de cerca de 6.500 estudantes dos municípios onde estudam até as 34 cidades polo de aplicação das provas do Enem.