Escolas da 1ª Gre realizam preparação intensa para o Enem



Lucas Carvalho é aluno do 3º ano do Ensino Médio do CETI Lima Rebelo, no município de Parnaiba. O sonho do estudante é cursar Direito e, para isso, está fazendo uma preparação intensa para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Para reforçar seu aprendizado, Lucas participa da iniciativa criada pela escola para reforçar os estudos para o ENEM. De acordo com ele, as revisões têm ajudado muito, contribuindo assim para conquistar seu sonho. "Sem o empenho dos professores, durante este último ano, não seria nada fácil, a equipe aqui do Lima Rebelo é muito empenhada. As correções de redação e as aulas de português tem me ajudado muito", conta o estudante.


As revisões no CETI Lima Rebelo consistem em aulas e produção de textos voltados para o Enem. A participação na iniciativa não é obrigatória e as aulas contemplam todas as disciplinas como explica o diretor da escola, Roberto Fernandes .


"Foi uma ação criada pensando em ajudar o aluno. As aulas foram divididas em módulos e neles os alunos revisam conteúdos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio. Também são abordados estrutura básica do texto, erros comuns e, por fim,  um apanhado geral de assuntos e análise de redações passadas", enfatiza Roberto.


O diretor fala ainda: "Tentamos trabalhar em redação com a noção de gênero textual, seguindo, portanto, uma sequência didática que propiciasse ao estudante condições de produzir um texto com coerência, coesão e persuasão", destaca. 


A escola também estimulou que os alunos façam as revisões do Enem ofertadas pela Secretaria de Estado de Educação.

Na Unidade Escolar Otávio Escócia Gomes, localizada no município Murici dos Portelas, acontecem revisões voltadas para a prova do Enem três vezes na semana. Também um grupo de WhatsApp foi criado com alunos que tinham interesse em receber conteúdos mais voltado para o Exame. "O nosso objetivo é oferecer mais uma preparação para os estudantes que têm interesse em reforçar os conhecimentos para o Enem. Os professores ministram aulas específicas e postam conteúdos nos grupos?" conta a diretora Ivoneide Dutra. 



Preparação intensa 

No CETI Pinheiro Machado, localizado em Cocal, o reforço na preparação dos estudantes começa já no 1º ano do Ensino Médio. Nas aulas os professores estimulam os alunos a pesquisarem questões antigas do Enem e dão dicas de resolução. "O nosso objetivo é preparar o aluno assim que ele entra no Ensino Médio. Com as aulas, a ideia é criar autonomia dos alunos para o estudo, que ele saiba como deve pesquisar e solucionar as dúvidas. Além disso, eles também têm contato com as estratégias de resolução das questões", conta o diretor Alci Márcio. 


No ano letivo de 2021, devido à pandemia de Covid-19, as aulas tiveram que ser adaptadas e foram realizadas por meio de um aplicativo e também chegaram a contar com a participação de professores de outros conteúdos. "De acordo com as demandas que iam surgindo, nós íamos fazendo a revisão dos conteúdos. Por exemplo, discutimos várias questões específicas. Daí vimos a necessidade de uma discussão coletiva com os professores de biologia e química. Então fizemos aulas compartilhadas", conclui o professor. 



Enem 2021

Realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Enem 2021 serão aplicado nos dias 21 e 28 de novembro. No primeiro dia de prova, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.