Seduc simula aplicação de provas do ENEM em toda a rede de ensino nesta semana


O Simulado Pré-ENEM Seduc movimenta a semana final de preparação dos estudantes da 3ª séria e da VII Etapa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Estadual do Ensino, que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir do próximo domingo (21). Estão sendo aplicados, além das provas, todos os procedimentos adotados pela Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para garantir segurança aos inscritos.


O ritmo de preparação tem sido mantido com o planejamento de ações voltadas aos mais de 15 mil estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio e na VII etapa do EJA. O simulado tem todo o regramento com horário de entrada e saída, portões fechados, no formato presencial e tem uma correção feita no formato digital por um aplicativo.  


"Temos uma simulação de como vai ser a prova com todo o regramento igual a aplicação do Enem, utilização de máscara, caneta esferográfica de tinta preta e transparente. Isso contribuí para garantir que esses estudantes vão ter sucesso na prova.", comentou Viviane Carvalhedo, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que ainda frisou que os simulados "podem ser aplicados nos dias 16 e 17 de novembro ou, de acordo com a logística e organização das escolas, poderão ser aplicadas até a sexta-feira (19) as provas de Humanas e Linguagens e na próxima semana poderão ser aplicada as provas de Natureza e Matemática".  


A aposta do Governo do Piauí tem sido oferecer aos estudantes todas as ferramentas para uma completa preparação por entender que a trilha da educação, independentemente da idade, deve ser continuada para promoção do desenvolvimento social. O acesso à universidade tem sido ampliado nos últimos anos e os resultados já aparecem em dados educacionais analisados pelos órgãos competentes.