Aluno da cidade de Luzilândia conquista ouro na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica



O CETI Professora Cleonice de Castro Teles, localizado no município de Luzilândia, está em festa. Vários alunos da unidade receberam medalha de ouro, prata  e vários certificados de participação da  Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2021.   


A OBA é promovida pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), e é uma das mais tradicionais olimpíadas ofertadas aos estudantes brasileiros. O principal objetivo da competição é despertar o interesse dos alunos pela Astronáutica, Física e Astronomia, através de uma metodologia lúdica e cooperativa.


As etapas da edição da Olimpíada aconteceram de forma remota, no final do mês de maio, em função da pandemia. A participação dos alunos do CETI Cleonice de Castro foi coordenada pelo professor de física, Leandro Oliveira França, dando aulas para reforçar a prova, juntamente com a gestora Cassiane Moraes e coordenadora Raquel Mesquita incentivando os alunos a participarem.


Segundo a diretora da escola, Cassiane Moraes, foram trabalhados simulados de acordo com provas anteriores e no dia 28 de maio aconteceu a prova on-line.  "Estamos muito contentes com essa conquista. Isso só mostra o resultado do trabalho quem vem sendo realizado na escola. Nossos alunos estão de parabéns", comemora a diretora.


Os alunos, Érika Sousa Brito, Rykelme Cavalcante Martins, Sarah Delícia Sousa Lopes e Victor Emanuel Tomaz Das Neves além de terem conquistado medalhas de ouro, prata e bronze, estão participando da Pré-seleção para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2022.