Estudantes de Piripiri estão preparados para a segunda etapa da 16ª Obmep


Neste sábado (06), estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil farão a segunda etapa da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). No Piauí, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Baurélio Mangabeira, localizado em Piripiri, já estão preparados para a aplicação da prova.

Mais de 18 milhões de estudantes do país participaram da 1ª fase da Obmep. Ana Vitória Santos, Camille Maria, Erica Gomes, Fabiana Sobrinho, Iasmin Maria, Leandro Araújo, Maria Clara, Maria Eduarda, Maria Raynara, Sabrina Santos, Stheffany Nascimento e Ysadora Camille foram alguns dos alunos aprovados para esta segunda etapa, que é discursiva, diferenciada por níveis e composta de seis questões que valem até 20 pontos cada uma. Os candidatos terão três horas para concluir a avaliação. 

De acordo com a coordenadora pedagógica do CETI, Auzenir Moraes, os professores Mauro Celso e Erivelton Vieira fizeram diversas oficinas voltadas para a Obmep. "Além das oficinas, eles trabalharam os descritores de Matemática e realizaram projetos interdisciplinares envolvendo as habilidades dos alunos, enfatizando que eles são os protagonistas da sua própria história", destacou.




Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a coordenação pedagógica e os professores da escola sempre incentivaram a participação dos alunos em competições escolares. "Esses resultados em provas externas como a Obmep, Saepi, Saeb e Enem são muito importantes para os alunos, para a escola e também para a comunidade em geral. Por meio delas conseguimos medir os conhecimentos dos alunos. Esperamos alcançar o mesmo sucesso nesta segunda etapa", disse Auzenir.

A prova será aplicada a partir das 14h30. A Obmep recomenda que os alunos cheguem aos centros de aplicação com pelo menos 30 minutos de antecedência, portando documento original de identificação (carteira de identidade, certidão de nascimento ou carteira escolar), o cartão informativo da Obmep, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. 

A divulgação dos premiados será feita no dia 18 de janeiro de 2022. Promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentosos, incentivar o ingresso dos estudantes em áreas científicas e tecnológicas e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.