Esquenta ENEM: escolas realizam revisões e simulados na reta final de preparação


A menos de 17 dias para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) intensifica as ações do Pré-ENEM com a frente de inclusão universitária. Na Unidade Escolar Lourival Parente, em Teresina, 144 estudantes participam de revisões e simulados todas as quartas-feiras. 


De acordo com a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC), Viviane Carvalhedo, a Seduc não para com a oferta de ensino e preparação do ENEM. "Foram implementadas ao longo desses últimos dois anos, em especial por ocasião da pandemia, 19 ações que compõem o programa. Nessa reta final, estamos indo além das revisões do Pré-ENEM na Estrada com o Esquenta ENEM, que são pequenas revisões para mobilizar as escolas ainda mais para tratar de habilidades que são essenciais e que são cobradas nas provas", explicou.  

Além de toda a preparação para com os conteúdos, a atenção da Seduc tem sido a preparação com as questões emocionais e orientações nutricionais por entender que se trata de uma maratona que precisa ser trabalhada de forma global para atender o estudante de forma integral. 


Nos próximos dias será ampliado para as escolas a aplicação dos simulados ENEM, além da organização do Corujão da Vitória de forma presencial e transmissão pela TV aberta e plataforma digitais e mobilização com todos que estão se preparando.     

"O retorno das aulas presenciais é muito importante para a gente acompanhar as aulas, pois estamos prestes a fazer o ENEM. A escola está fazendo simulados toda quarta-feira, de todas as matérias, para que a gente possa se organizar direitinho, pegar os assuntos pendentes e não fique prejudicado na preparação", disse Nalbert Willian" estudante 3° ano D.