Pré-Enem na Estrada chega a Parnaíba

Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as ações preparatórias dos estudantes, por parte da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), se intensificam. Garra, vontade e determinação são algumas das características de centenas de alunos que participaram, na manhã deste domingo 31, na cidade de Parnaíba, de mais uma edição da revisão Pré-Enem na Estrada.

O evento reuniu estudantes das escolas jurisdicionadas à 1ª Gerência Regional de Educação, tornando-se, na região, um dos eventos mais esperado pelos alunos. As atividades iniciaram às 8h, com a participação da superintendente de Ensino Superior da Seduc, Lurdes Lopes, dando as boas vindas aos alunos.

"O momento é parte de uma preparação intensa que já está sendo feita para garantir aprendizado de qualidade aos estudantes", declara Lurdes Lopes.

Logo na entrada os participantes receberam gratuitamente um caderno com questões para resolução durante as aulas e o lanche. As aulas foram ministradas por professores renomados, como de Física, Élisson Araujo; Biologia, Tercio Câmara; Linguagens, Georgia Soares; Química, Feijão; Matemática, Fabiano Macedo; Redação, Francisco Rufino; e Ciências Humanas, Tiago Ramos.

A gerente da 1ª GRE, Safira Santos, afirmou que o encontro, além de revisar os conteúdos do Enem, tem a proposta de motivar os estudantes que estão se preparando para as provas. "São duas grandes propostas: uma é fazer revisão de conhecimento, e a outra é de motivar os alunos para ganharem confiança e passarem no vestibular. Nós queremos essa gente toda dentro da universidade. Nós queremos que todas as pessoas se deem bem no Enem e nas formas diferentes de ingresso nas universidades. Aqui tem centenas de estudantes e nós vamos passar a manhã toda no que eu chamo de uma festa da educação", explicou Safira.

O estudante Carlos Henrique, de 17 anos, da Unidade Escolar Maricas Lima, do município de Ilha Grande, gostou da experiência de participar das aulas. "É algo bem diferente. Uma boa aposta para motivar os jovens a estudarem para o Enem. Muita gente sonha com a entrada na universidade e atividades como essa auxiliam a acreditar mais em nós mesmos. Na escola, também fazemos grupos de estudos, o que facilita muito no aprendizado", conta.

Luiara Morais, do 3º ano da Escola Estadual Senador Chagas Rodrigues, reconhece como positiva a ação. "É muito bom ter essa oportunidade. Estou absorvendo boas dicas, que abrem a mente e desenvolvem o pensamento, dando força pra seguir em frente. Além de interagir com o aluno, de forma descontraída, existe a aula, com aprendizados importantes", afirma a aluna.

Paralelo as aulas, foi realizado o projeto Redação Nota 1000, um trabalho realizado junto aos professores qualificando-os na área de linguagens para que eles melhorem ainda mais o trabalho junto aos estudantes.