Ellen Gera participa de webinário sobre desafios e superações de professores na pandemia



"Professores na pandemia - desafios e superações" foi o tema do Webinário promovido pelo Instituto Unibanco e Instituto Península, nesta quarta-feira (27). O evento foi transmitido pelo canal no YouTube do Instituto Unibanco e os participantes refletiram sobre os desafios e superações dos professores na pandemia.

Os participantes debateram o resultado da pesquisa Desafios e perspectivas da educação: uma visão dos professores durante a pandemia, realizada pelo Instituto Península, que ouviu 2.557 mil profissionais da educação entre 30 de agosto e 9 de setembro.

Durante a abertura, o Superintendente-Executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, destacou que este é 29º encontro de 2021 na série "Educação para Juventude". "Aqui falaremos sobre esta pesquisa-chave para dar um mapa de navegação para cada secretaria e gestor saber como enfrentar o desafio do retorno, levando em consideração os insumos bastante variados de percepções, desde a priorização da saúde mental a como trabalhar com recursos tecnológicos".

Em sua fala, o Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, parabenizou o Instituto Unibanco pela realização do ciclo de Webinários Educação para Juventudes e o Instituto Península e falou sobre a pesquisa, em sua perspectiva enquanto gestor público. 


"Muitas vezes ficamos presos no conceito do modelo híbrido, olhando somente para o computador, mas nesses anos de 2020 e 2021, o que os professores fizeram merece ser registrado nos livros de História. Mesmo sem vacina, muitos professores foram para a sala de aula, ainda em 2020, para que a Educação não parasse", destacou Ellen Gera.

O gestor falou ainda sobre os vínculos dentro do ambiente escolar, a valorização dos professores e o uso das tecnologias educacionais.

"Sem dúvidas, os professores conseguiram trabalhar na produção de metodologias para garantir que as aulas pudessem acontecer, ainda que de forma remota, mas a falta de conectividade foi um grande desafio, em especial para os estudantes da rede pública", disse.

O evento contou ainda com os especialistas Heloísa Morel, diretora do Instituto Península; Marina Ferraz, coordenadora de Pesquisa e Projetos no Instituto Península; Romildo Calixto, professor da rede estadual de Minas Gerais; Alexandre Schneider, Presidente do Instituto Singularidades; e mediação de Rita Jobim, coordenadora de Políticas Educacionais do Instituto Unibanco.