Caravana Foco no SAEB mobiliza escolas sobre a importância da avaliação

Com o objetivo de reforçar junto às escolas a importância da realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para que identifiquem o nível de aprendizagem dos alunos e, com isso, montem estratégias para melhorar mais ainda esses índices, as Gerências Regionais de Educação (GRE) estão saindo nas escolas com a Caravana Foco no SAEB.

"Estamos visitando todas as escolas da 20ª GRE que irão realizar as provas. Precisamos reforçar nossas visitas para que tenhamos um ótimo resultado, por isso, é preciso o engajamento de pais, alunos, professores. Estamos explicando o que é o Saeb, quando foi criado, com qual objetivo, para que todos se sintam corresponsáveis pelos resultados da escola", disse a gerente da 20ª GRE Luiza Vieira.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Ele permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

A diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, afirmou que como estratégia do Programa Juntos para Avançar, a Unad realiza três caravanas pedagógica nas escolas. "A equipe da sede visita 40 escolas, ditas como prioritárias à atenção, onde o público são os alunos que irão realizar o SAEB, da 5º, 9º e 3ª série do ensino médio. A ideia é refletir com a comunidade escolar, sobretudo com escolas da rede estadual, acerca da importância da avaliação de larga escala, bem como mobilizar e dialogar com os alunos sobre o que é o SAEB, os dados de sua escola, explicar a logística e a importância dessa avaliação para eles e para o contexto educacional em si", completa a diretora.

Paralelo a ação da sede, as Gerências Regionais visitam as demais escolas, e encerram o círculo da caravana pedagógica nas unidades de ensinos com foco no SAEB, sendo visitadas por todas as equipes, nesse intervalo, antes da sua aplicação.