Formação nas Gerências Regionais orienta atuação de Conselho Escolar

A participação dos pais e responsáveis nas ações cotidianas das escolas é essencial para o melhor desenvolvimento pedagógico e administrativo nas unidades escolares. Para criar um canal de diálogo entre as ações dentro da escola e a sociedade, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando os encontros de Formação de Conselheiros Escolares para as Gerências Regionais de Educação (GRE).

A reunião dos membros representativos da 4ª GRE, que compreende as escolas da região centro-norte de Teresina, acontece nos dias 21 e 22 de outubro. O evento foi realizado no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Professor João Mendes O. de Melo (Premen Norte), localizado no bairro Vila Operária, com a participação de 70 conselheiros escolares.

A Seduc, em parceria com o Instituto Unibanco e o Instituto Presente, irão capacitar os conselheiros escolares das 42 unidades de ensino.

Os conselheiros terão o domínio de conhecimento sobre o funcionamento, organização e o histórico da representação participativa nas escolas na forma deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e pedagógica. Fará parte da capacitação também o entendimento quanto ao uso de documentações e sobre a gestão de recursos das escolas.

O Conselho Escolar é formado pelos representantes da comunidade interna: diretor, alunos, funcionários e professores; e por membros externos: pais de alunos ou responsáveis e comunitários locais, indicado pela associação de moradores e afins.

O gerente regional, Tarcísio Pires, explicou o funcionamento do colegiado. "Estamos fazendo a capacitação com o segmento de pais e comunitários e esta objetiva empoderar os novos conselheiros do verdadeiro papel dentro da escola. O colegiado tem a função de avaliar o plano de trabalho, opinar e deliberar sobre os principais assuntos que buscam qualidade da escola, de forma que todos juntos imbuídos do objetivo de projetar uma escola com o papel de formar o cidadão", explicou o gerente.

Antônio Francisco participa da capacitação e irá integrar o Conselho Escolar no Ceti Pequena Rubim, sediado no bairro Mocambinho. Ele pontua que os pais devem assumir a preparação dos alunos e ofereça a melhor aprendizagem.

"A formação dos conselheiros é importante para nós que estamos no dia a dia da escola. É importante que os pais participem destes encontros para levar aos outros pais todo o funcionamento da escola, quais as funções além da sala de aula. Porque não basta reclamar, devemos ter atitude em fazer algo pelas crianças e precisamos participar dos conselhos, pois queremos cobrar e auxiliar nas administrações das escolas", disse o conselheiro.