Seduc entrega ônibus escolar à Associação de Amigos dos Autistas do Piauí


 

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta quarta-feira (20), a entrega de um ônibus escolar à Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA). A AMA é reconhecida pela importância e relevância dos serviços prestados de forma gratuita aos que necessitam de atendimento especializado, sejam pacientes ou seus responsáveis.



 

Maria Rosária Oliveira, presidente da AMA, ressalta a importância do veículo para o aprimoramento do atendimento.

 

"Estamos muito felizes por esse ônibus entregue pela Seduc e o Governo do Piauí. A AMA terá mais autonomia para melhorar o transporte das nossas crianças e seus familiares. Esse é um reconhecimento da importância do trabalho que a instituição vem realizando há 21 anos em prol da pessoa com autismo do Piauí", enfatiza a presidente.

 

O ônibus escolar faz parte do programa ?Caminho da Escola? e foi adquirido com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) 2020, via Bancada Federal do Piauí, com contrapartida do Governo do Estado. 

 

Ao todo, foram adquiridos 64 ônibus escolares para atender a demanda por transporte escolar rural da Rede Estadual de Educação. Um investimento de R$ 13.000.000,00, com contrapartida de R$ 63.604,46, do Governo do Piauí.

 

Associação de Amigos dos Autistas do Piauí

 

O superintendente da Educação Básica da Seduc, Carlos Alberto, observa que esse é mais um benefício recebido pela associação que conta com o apoio da Seduc e do Governo do Piauí. "Somos parceiros nessa iniciativa que promove o atendimento educacional especializado, com acompanhamento dos alunos incluídos na rede regular de ensino e orientação para as famílias, além da promoção de palestras das áreas de educação e saúde", explica. 


 

A AMA também proporciona atividades voltadas à educação continuada para a equipe de profissionais, produção e difusão de conhecimento referente ao autismo, jornadas, cursos, oficinas e apoio a pesquisas realizadas na instituição, por estudantes. Promove também a defesa dos direitos da pessoa com autismo, além de oferecer assessoria pedagógica a instituições dos variados níveis de ensino e atendimento em saúde nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia e outras especialidades, englobando habilitação e reabilitação.