Alfabetização na Idade Certa: formadores regionais recebem capacitação

Nos últimos dias 11 e 12 de outubro, o programa PRO Alfabetização na Idade Certa promoveu formações para Coordenadores e Formadores Regionais com o objetivo da apresentação do Programa e a construção coletiva do perfil de líder/coordenador regional, bem como o conhecimento das atribuições designadas para a função.

O PRO Alfabetização na Idade Certa surgiu com a finalidade de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes, buscando a alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.

A capacitação de formadores regionais foi estruturada de maneira colaborativa no modelo de cascata, no qual a equipe estadual forma as equipes regionais e estas formam as equipes municipais e por sua vez formam os professores alfabetizadores.

Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do Programa, destaca que o modelo a ser implementado é um marco na política educacional de alfabetização na idade certa em regime de colaboração com os municípios.

"É um passo muito importante para a implementação do programa nos municípios Piauiense. Já iniciamos a cascata de formação com a equipe regional e logo estaremos dando continuidade com as equipes municipais e chegaremos até o chão da escola ainda em 2021", declara.

A coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem, Lia Sousa, apresenteou o foco desse primeiro percurso formativo "Buscou-se refletir sobre o processo de alfabetização e letramento, bem como apreciar os saberes da prática docente sobre o processo de alfabetização e letramento e ainda acerca das habilidades prioritárias do currículo para o fortalecimento do processo de alfabetização e letramento no modo Híbrido", disse.

Foram abordados temas como a importância das avaliações externas (SAEPI e SAEB), cuja aplicação garante o adequado diagnóstico para a implementação de políticas públicas voltadas para o ensino-aprendizagem.

"Optou-se por uma abordagem leve e dinâmica, priorizando o acolhimento do público-alvo enquanto partícipes de todo o processo", afirma Karla Ramos, coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar.

A próxima etapa será a formação de coordenadores e formadores municipais que acontecerá no período de 18 a 22 de outubro do corrente ano. A formação chegará ao chão da escola contemplando, no período de 25 a 29 de outubro, todos(as) os professores(as) das redes públicas que atuam no de 1ª e 2º ano do Ensino Fundamental.