Aluna do Piauí conquista medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências


A Unidade Escolar Professor Antônio Maria Madeira comemora a conquista da estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, Maísa Silva de Oliveira, que ganhou medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2021. A olimpíada tem como objetivo despertar e estimular o interesse dos alunos pelo estudo das ciências naturais, além de estimular a aproximação das Instituições de Ensino Superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do Ensino médio e do Ensino Fundamental.

A escola, que já participava da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), neste ano passou a se preparar também para a ONC. "Nos anos anteriores fomos premiados no Rio de Janeiro, por alcançarmos o segundo lugar na nacional na OBA. Para a ONC a preparação não foi difícil, pois já acontece diariamente em nossas aulas. Os conteúdos trabalhados são alinhados com os conteúdos anuais de cada série", disse o professor Thiago Costa, que atuou ativamente na preparação dos estudantes.


Ele explica ainda que os conteúdos trabalhados na Olimpíada são inseridos no planejamento, para que o aluno tenha noção do que será cobrado. "Ao longo do período de preparação, nós vamos trabalhando questões que caem nos testes e procuro sempre dar dicas de como cada conteúdo é abordado nas Olimpíadas, assim como em provas externas", disse. "Desta forma fica leve para o aluno e, às vezes, eles nem percebe que está sendo preparado. Isso alivia a pressão da Pré-Olimpíada e creio que ajuda bastante a alcançar boas premiações", finalizou.

Maria Luiza, diretora da U. E. Professor Antônio Maria Madeira, fala da felicidade da premiação. "É a primeira vez que a escola participa da Olimpíada de Ciências e já fomos agraciados com uma medalha de ouro, pelo esforço da Maísa, que é uma excelente aluna, e o empenho do professor Thiago, que inscreveu, incentivou e motivou os nossos alunos", comemora.

Durante a primeira etapa da competição, a escola teve oito estudantes classificados. "Agora estamos aguardando mais informações quanto à premiação, que será em breve", disse Maria Luiza.