Escola estadual Domício Magalhães apresenta projeto de Robótica

Neste mês de outubro, professores e organizadores do projeto Robótica realizam uma mostra com os trabalhos desenvolvidos por alunos e um workshop para professores que desenvolvem a robótica no interior do Estado. A Unidade Escolar Escola Domício Magalhães de Melo, localizada no bairro Promorar, zona Sul de Teresina, apresentou os trabalhos criados pelos estudantes, nesta terça-feira (12).

O projeto de Robótica foi criado em 2019 e conta com formação em Arduino, Scratch e Pensamento Computacional para professores de diversas áreas de conhecimento da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Centro de Formação Antonino Freire (CEFAF). Hoje, o CEFAF tem mais de 60 professores cursistas de robótica de Teresina e do interior do estado; 24 professores fazem oficinas práticas de robótica com Arduíno em suas respectivas escolas, atingindo de forma híbrida em torno de 150 alunos.

A professora Adalisa Gomes Diolindo é a coordenadora do projeto na escola Domício Magalhães. Ela afirma que a ação é mais um degrau rumo à retomada escolar presencial.

"Nós da escola Domício Magalhães apresentamos o projeto de Robótica desenvolvido por nossos alunos, com coordenação pedagógica da professora Valdelice e Ana Célia. Contamos também com o apoio da 19a Gerência Regional de Educação, representada pela técnica de ensino, Lucimar Oliveira. Esse é um belíssimo e atual projeto científico", relata a professora.

Até a próxima sexta-feira (15) haverá a apresentação de projetos dos alunos e professores na semana da Robótica da Seduc, em 20 escolas estaduais de Teresina. Em seguida, entre 20 e 22 de outubro, um workshop de robótica será realizado com 15 professores do interior do estado durante dois dias, que receberão aprimoramento de robótica, impressora 3D e carro robô. No terceiro dia, esses mesmos professores conhecerão os projetos já desenvolvidos pelos professores de Teresina.