Novo Ensino Médio: práticas escolares incentivam estudantes a terem contato com novas realidades


Com base no Novo Ensino Médio, que está em fase de implementação em toda a rede escolar estadual do Piauí, o CETI Pedro Coelho de Resende, na Cidade de Boa Hora, promove ações de práticas de lazer e aula-passeio com tema de bioeconomia. As ações escolares incentivam os estudantes a terem contato com novas realidades fora da sala de aula para desenvolvimento socioafetivos, cognitivos, motores e acesso a conteúdo que possam dar conhecimentos transdisciplinares.  

Localizada na Rua Projetada 3, s/n, Planalto São Raimundo, Boa Hora, a escola oferta ensino regular no regime de tempo integral e atende 1079 alunos, sendo 300 alunos do turno integral (1ª a 3ª série do Ensino Médio) e 779 alunos da Educação de Jovens e Adultos (IV a VII Etapa). 


De acordo com a diretora titular da escola, Francisca Gomes Resende, a instituição vem fazendo inúmeras ações do Novo Ensino Médio que incluem Projetos envolvendo a integração das áreas de conhecimento com aula-passeio, que envolvam Protagonismo Juvenil como fortalecimento do Grêmio e Projeto de Vida como orientação profissional e empreendedorismo, adequação do espaço físico alinhado às áreas de conhecimento, formação para os professores e equipe gestora e adequação do Projeto Político Pedagógico da Escola. 

De acordo com a professora Suelma Castro, "o Projeto Práticas de Lazer é uma ação do Novo Ensino Médio contemplando os componentes curriculares Projeto de Vida e Educação Física envolvendo nossos alunos de 1° ano. A partir da necessidade do aluno conhecer ou experimentar práticas dos jogos que fazem parte de sua cultura e também de outras culturas, outras nacionalidades, nós pensamos em despertar através dessas práticas os valores, habilidades e os benefícios que os mesmos jogos proporcionam aos indivíduos dentro das dimensões socioafetivo, cognitivos e motoras, além do resgate e valorização dos estudantes porque muitos deles não conheciam algumas práticas por terem acesso somente a jogos digitais e atuais". 


Outra importante ação desenvolvida na última semana foi uma aula-passeio com a temática de Bioeconomia, quando os alunos visitaram a Fazenda São Luís no município. O tema envolve conhecimentos no modelo de produção industrial baseado no uso de recursos biológicos. O objetivo é oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis. 

NOVO ENSINO MÉDIO 

Com o advento da Lei nº 13.415/2017, que alterou a LDB, ficou estabelecida a mudança na estrutura do ensino médio e ampliação do tempo mínimo do estudante na escola (de 800 horas para 1000 horas anuais) e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. As mudanças têm prazo para serem implementadas até o ano de 2022.   

Além de garantir mais conhecimento, o Novo Ensino Médio pretende estimular o poder de escolha dos estudantes para que as redes de ensino dos estados (públicas e privada) possam ofertar possibilidades de formações completas, com a capacitação dos jovens para inserção no mundo do trabalho e, consequentemente, nova visão de futuro e consciência de seus papéis na sociedade em constante transformação.