Esquenta Enem: Revisões presenciais movimentam estudantes

A menos de 45 dias para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, os estudantes da rede estadual de educação no Piauí vêm intensificando o ritmo de preparação com revisões, simulados e nos grupos de estudos on-line. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação do Pré-Enem Seduc, está focando também em ações pontuais nas escolas da rede para abrir o contato direto com os estudantes, como a ação Esquenta Enem.

Nesta quinta-feira (07) foi a vez dos estudantes do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dr. Fontes Ibiapina, localizado no bairro Renascença I, zona sudeste de Teresina, participarem da revisão junto com a equipe de professores que compartilha as dicas e resoluções das questões nas revisões on-line: Pré-Enem Live e nas edições presenciais: Na Estrada e nas Gerências Regionais de Educação (GREs), de Teresina e no interior.

Com aulas curtas, porém com muito conteúdo extra, os alunos assistiram às aulas de Ciências da Natureza, com o professor José Carlos Feijão; Matemática, com o professor Osmar; e Redação, com a professora, Hildalene Pinheiro, que também fez a interação com os estudantes entre as aulas.

"O Esquenta Enem é uma ação focal do Pré-Enem, ou seja, são aulas com menor tempo de duração e com conteúdos adicionais produzidos pela nossa equipe de professores. Estas visitas acontecem desde 2019 nas escolas de Teresina e nas Gerências Regionais próximas da capital, buscando estimular a força de vontade para esta galera que está se preparando, afinal, estamos a menos de 45 dias da aplicação do Enem", declarou Hildalene Pinheiro.

A estudante do centro de tempo integral, Lissandra Aline, destacou que as aulas extras vêm contribuir com os conteúdos já compartilhados na escola e traz informações novas dos professores do Pré-Enem.

"Estou esperando bons resultados, pois temos o acompanhamento da escola com a preparação das aulas com conteúdos voltados, especificamente, para o Enem, além das lives do Canal Educação, que são postadas nos grupos on-line da escola. Hoje tivemos o prazer de contar com os professores do Pré-Enem que vieram até a nossa escola passar as informações e motivação para que tenhamos o melhor resultado nas provas", pontuou.

A diretora Ana Ferro explica que a gestão pedagógica vem realizando busca ativa e motivando os alunos a participarem das ações que visam prepará-los para o Enem. Participaram da atividade os cinquenta e cinco estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio e que irão realizar o Enem 2021 no mês de novembro.

"Nos preocupamos com a aprendizagem dos estudantes e neste período de ensino remoto trabalhamos dobrados para que eles obtenham sucesso. Fomos atrás de diferentes atividades que motivassem os estudantes nesta preparação para o Enem, realizamos também a busca ativa e contamos com o apoio da Seduc para manter os alunos focados e o resultado está na grande presença deles nesta revisão", declarou a diretora.

Os estudantes que acompanharam as aulas receberam material didático para acompanhar a resolução das questões e também o lanche ao final da atividade.