Pro Alfabetização na Idade Certa lança cronograma de formações para equipes


Aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), no Canal Educação do YouTube, a live de Lançamento das Formações do PRO Alfabetização na Idade Certa e Entrega do Documento de dados educacionais do Piauí para os municípios. O secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, esteve presente e reafirmou que a política de estado tem sido a constante melhora dos índices educacionais com a colaboração entre Governo e prefeituras. 223 municípios piauienses aderiram ao programa.  


Representantes de todas as regiões do estado, de norte a sul, estiveram on-line durante o momento. Pedro Laurentino, Curimatá, Piripiri, Monsenhor Hipólito, São Raimundo Nonato, Vila Nova do Piauí, Domingos Mourão e Capitão Gervásio Oliveira são apenas alguns exemplos de cidades que aderiram e estavam presentes na live. O programa pretende, em regime de colaboração, promover a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade, o que corresponde ao 2° ano do ensino fundamental.  


"Nós somos os responsáveis pela condução da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos municípios e estaremos colocando em prática esse programa. Quero saudar todos os dirigentes municipais e suas equipes técnicas que nos assistem", disse Hérika Graziela, presidente da União Nacional dos Municipais de Educação (UNDIME), seccional Piauí.  


O momento agora é o de análise de dados coletados dos municípios para dar início as formações de professores e demais profissionais que atuarão no programa. De acordo com o secretário Ellen Gera, o governador Wellington Dias colocou a alfabetização como pauta prioritária da Educação. 

"A Seduc está totalmente engajada em buscar a alfabetização do piauiense. É um passo essencial para que o nosso cidadão tenha um avanço na sua escolaridade, na sua educação básica com qualidade", disse o secretário.  


O cronograma apresentado acontecerá durante os meses de outubro, novembro e dezembro e serão contemplados coordenadores e formadores estaduais e municipais, além de professores e equipes técnicas e gerenciais.  


SOBRE O PROGRAMA  

O PRO ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA é o maior projeto de alfabetização já criado na história do Piauí e surge com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e dos resultados de aprendizagem dos estudantes. Com investimentos na ordem de 75 milhões de reais, a iniciativa visa apoiar os municípios piauienses na busca pela alfabetização de todas as crianças até os 7 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.  A expectativa é beneficiar mais de 200 mil crianças nas escolas públicas de ensino fundamental.   

Em parceria com a Fundação Lemann, o Instituto Natura e a Associação Bem Comum, a proposta é trabalhar em regime de colaboração com os municípios e garantir o fortalecimento da gestão, o fornecimento de material complementar, o incentivo às escolas, a avaliação dos estudantes e a formação de gestores e professores.  

Por meio de convênio com as prefeituras, a Secretaria de Estado da Educação vai fornecer, aos municípios, material complementar e de apoio pedagógico para a alfabetização. O programa prevê, também, formação continuada para os gestores das escolas, coordenadores pedagógicos e para professores que atuam na pré-escola e alfabetização. Serão capacitados gestores de 8 mil escolas e mais de 15 mil professores das redes estadual e municipais que estão diretamente ligados com o ciclo de alfabetização.