Estudantes de Teresina e Bom Jesus falam sobre Protagonismo Estudantil


Lançado em junho de 2020 para contribuir com a saúde física e mental de estudantes e seus familiares, professores, gestores e demais profissionais da Rede durante o período de isolamento social, o Projeto Estudar Pode Ser Leve continua a ser desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Nessa terça-feira (05), a programação contou com o quadro "Dia de Papear!", com o tema "Eu também sou a escola".

A convite da psicóloga, Raquel Gadelha, a mediação do quadro foi realizada pelo coordenador do Pré-Enem Seduc, Wellington Soares. "Foi um programa voltado para falar sobre o protagonismo estudantil. O professor Wellington Soares foi convidado para mediar e também para contribuir com sua experiência com o tema, junto aos alunos", explica Raquel.

"Agradeço o convite para mediar o quadro, tendo em vista que o que é bom deve ser socializado. Conversamos com dois alunos que estão fazendo história e ficamos felizes por mostrar que não só professores ou gestores devem ter esse protagonismo, mas, sobretudo, os estudantes devem ser protagonistas da Educação", afirmou Wellington Soares.




Os estudantes Nyron Ruan Sousa de Jesus, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) José Pacífico de Moura Neto, localizado em Teresina; e Alessandro Ribeiro Filho, da Unidade Escolar Joaquim Parente, de Bom Jesus, falaram sobre os seus projetos durante a programação.

Nyron Ruan destacou que o projeto "Simpósio de Tecnologia" é uma ação anual realizada pelo eixo de tecnologia da escola. "Apesar de ter sido uma iniciativa do eixo de tecnologia, ele é voltado para estudantes de todas as áreas da nossa escola, que é técnica. Ele promove a interação entre professores e estudantes e, além disso, serve para mostrar como está o mercado de trabalho", explicou. Nyron garantiu ainda que, durante a pandemia, o projeto ajudou a motivar os alunos a retornar aos estudos.

Diretamente de Bom Jesus, o aluno Alessandro Ribeiro falou sobre o projeto "Nenhum a menos! Um por todos, todos por um!", uma campanha de busca escolar, com o objetivo de estreitar os laços com os estudantes e incentivá-los a não desistir do seu projeto de vida.




"Nosso principal objetivo era trazer os estudantes que estavam ausentes, por conta da pandemia, e foi muito eficaz. Gravamos diversos vídeos, com alunos de várias idades falando sobre a importância de voltar a estudar e colocamos na rede social da escola", disse Alessandro.

"Quando esse contato se dá diretamente entre os estudantes, que tem os mesmos interesses e ’falam a mesma língua’, o resultado é mais efetivo. Esses estudantes estão desenvolvendo trabalhos muito bonitos, e esperamos que cada vez mais eles se apropriem das escolas", afirmou Wellington Soares.