Escolas aplicam Avaliação Diagnóstica do Programa Juntos para Avançar


Com a proposta de avaliar os estudantes que farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou nesta semana a aplicação da segunda Avaliação Diagnóstica do Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar (Avaliação Global Integrada - AGI). Escolas de várias Gerências Reginais (GRE) estão com equipes aplicando, presencialmente, provas com componentes curriculares Matemática e Língua Portuguesa. 


A estratégia de Avaliação Diagnóstica auxiliará as instituições a entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo 2021, como explica Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). 


"O objetivo é ver como está o desempenho dos alunos em Português e Matemática.  Essas provas que estão sendo aplicadas contemplam os estudantes que serão avaliados pelo SAEB 2021. A aplicação terá como público alvo os estudantes do 5°ano e 9° Ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio Regular e Profissional Integrado. Ela iniciou ontem dia 04 e segue até 13/10", explicou a professora Márcia Cristina Silva, Coordenadora de ensino da 21ª GRE. 


De acordo com Maria José Mendes Neto, diretora da Unidade Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc, neste momento de retorno presencial a secretaria vem dando todo o suporte e apoio na recuperação de aprendizagem e um dos itens mais importantes é avaliar como está sendo esse processo.  


"Estamos aplicando as provas de forma presencial e na semana seguinte será dada mais uma oportunidade para o aluno que não conseguiu fazer nesta. Com isso, a gente garante que os nossos alunos tenham a recuperação das suas aprendizagens e também sejam feitas intervenções pedagógicas ainda no corrente ano pra que eles alcancem sucesso na série em que estão", disse a Maria José. 

Formato da 2ª AGI  

O escopo da avaliação contempla os estudantes que serão avaliados pelo SAEB 2021. Desse modo, os cadernos de provas do 5º ano contêm 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já os cadernos do 9º ano e 3ª série do Ensino Médio, terão 52 questões, 26 para cada componente avaliado. 

Maria José ressalta ainda que a equipe do MobiEduca.me/MobiFamília está no apoio logístico, entrando em contato com as escolas através do seu "help desk", no sentido de orientá-las quanto à impressão dos cartões resposta.