Seduc prepara mais de mil detentos com revisões para o ENEM PPL 2021

Mais de mil detentos estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade 2021 (Enem PPL), um crescimento de 60,3% em relação ao ano anterior. Até o final do mês de setembro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Justiça (Sejus), já realizou cinco revisões de preparação para os reeducandos, sendo três voltadas para o Enem PPL e duas para o PRO Encceja, com o objetivo de ampliar as oportunidades de educação para o público.

A aplicação das provas acontecerá nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022. De acordo com a diretora da Unidade de Educação com Mediação Tecnológica (UEMTEC) da Seduc, Viviane Carvalhedo, ao longo de todo o calendário do Pré-Enem na Estrada, ação na qual professores e técnicos da Seduc percorrem o Piauí levando o reforço de aulas e apoio pedagógico e emocional, a secretaria leva, também, as revisões para as unidades prisionais espalhadas pelo estado.

"Nós visitamos as Gerências Regionais de Corrente até Parnaíba e estamos aliando o calendário para visitar as penitenciárias em todo o estado do Piauí para reforçar a aprendizagem dos reeducandos. Dessa forma, eles têm a oportunidade de fazer o Enem para remição de pena para remissão da pena e, além disso, melhorar a sua escolaridade", afirma a gestora.

A prova do Enem PPL possui um grau de dificuldade semelhante ao Enem regular. No Exame, a cada 450 pontos obtidos, o reeducando ganha o direito a 100 dias de remição de pena. A coordenadora de educação prisional da Sejus, Jussyara Valente, comemora o resultado positivo e acredita que este crescimento é fruto do interesse do interno de recomeçar sua história através da educação.

"Este ano, as 17 unidades prisionais do Piauí conseguiram aderir ao Exame. Com isso, nós conseguimos inscrever 1090 reeducandos, superando o número de inscritos do ano passado. O Enem tem crescido bastante dentro das unidades penais do nosso Estado. A cada ano temos observado a busca dos internos para a adesão do certame, não só pela remição de pena, mas também pela oportunidade de inserção ao ensino superior. Temos muitos exemplos de ex-detentos que se ressocializaram, conseguiram vagas em universidades e estão vivendo uma nova vida", completa.

Neste final de semana, a Secretaria de Educação realizará a 5ª revisão na Gerência Regional de Esperantina e, até o final do calendário do PRÉ-Enem na Estrada, serão realizadas mais oito revisões para o Enem e ENCCEJA.