Estudantes do Ceti Raldir Cavalcante entram na reta final de preparação para o Enem

A revisão "A gente se resolve no Raldir" é mais uma importante etapa de preparação dos estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Raldir Cavalcante Bastos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os estudantes da rede estadual de educação contam com diversas ações que contribuem com o aumento no número de aprovados na educação superior.

Com o objetivo de otimizar as médias nessa avaliação, a iniciativa conta com a parceria do projeto É do portão para fora que a gente se resolve, e busca consolidar as aprendizagens necessárias nesse percurso, realizando abordagens temáticas dos objetos de conhecimento dos componentes curriculares, interessando-se, portanto, em contribuir com a evolução dos estudos no contexto educacional da escola pública.

Mariana Estefany, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, compartilha sua análise sobre esse processo de preparação. "Nesse momento é manter a calma e continuar no foco para fazer o que precisa ser feito. Precisa-se revisar os assuntos que tem mais recorrência em cair no Enem, não ficar ansioso por estar muito próximo e acreditar nos esforços desenvolvidos há algum tempo de estudo como forma de garantir a tão sonhada vaga na universidade. Acredito no que estamos buscando e tenho perspectivas positivas de que será uma boa prova, feita com calma e convicção", salienta.

A  gerente regional da 21° Gerência Regional de Educação (GRE), Walderice Carvalho, foi a convidada especial do quadro "Papo que resolve: diálogos e vivências", uma ação que traz profissionais de diversas áreas, egressos, e pessoas da comunidade para orientar os discentes quanto ao exame.

"Nesses momentos finais os alunos devem refletir sobre os conteúdos que ao longo do ano encontraram mais dificuldade. Neste aspecto, a resoluções de questões é muito importante, depois de responder um grupo de questões das respectivas áreas, o aluno deve ver quantas acertou e quais ele errou. Em seguida, deve refletir quais pontos precisam de mais reforço e, assim, valer-se dos simulados e revisões disponibilizados pelo Canal Educação e pela escola. Dessa forma, a assimilação dos conteúdos será mais eficaz", lembrou a gerente.

Realizando um trabalho de acompanhamento das escolas jurisdicionadas, Walderice Carvalho destaca que as perspectivas são muito positivas, considerando todas as ferramentas disponibilizadas pela Seduc.

"As revisões e os simulados tanto em nível de rede quanto em nível do chão de cada escola só fortalecem as nossas expectativas. A despeito da pandemia, as instituições estaduais de ensino com o apoio e suporte fundamental da Secretaria de Educação têm se esforçado muito para buscar e manter o alunado atento às aulas mesmo remotas. Assim, acredito que o resultado de todo esse trabalho continuará sendo a inserção do maior número possível de nossos discentes no ensino superior", complementou a gerente regional.

Projeto Reconhecer

Durante a revisão, houve a homenagem para funcionários da escola com o objetivo de reconhecer suas contribuições quanto aos relevantes serviços prestados para a comunidade escolar ao longo de décadas. Nesta edição, os servidores da escola, a senhora Edinete Leão e o senhor José Orlando, conversaram com os estudantes.

"Resolvemos homenagear e agradecer a todos os funcionários, que se prontificam todos os dias em ajudar a nós alunos com seu trabalho, pois a escola não é feita só por alunos e professores, todos tem sua importância em nosso aprendizado, por isso esse projeto é muito importante", relatou Gabriel Gomes.