Estudantes piauienses opinam sobre o Novo Ensino Médio




 
A escola Liceu Parnaibano vem em disparada como uma das unidades que mais tem respondido o questionário de escuta para implementação do Novo Ensino Médio. Ouvir a opinião dos alunos tem sido uma das metodologias utilizadas, já que a participação dos jovens ajuda a determinar as necessidades, aspirações e melhorias propostas pelos alunos para a rede de ensino. Por isso, eles farão parte da construção dos Itinerários Formativos (IF), item do novo currículo que dará a oportunidade de aprofundamento em uma área do conhecimento. O questionário fica disponível até sexta-feira, 01 de setembro, para estudantes do 9º ano do Fundamental, 1º e 2º ano do Ensino Médio.  


Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no Ensino Médio. Os itinerários formativos podem se aprofundar nos conhecimentos de uma área do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP) ou mesmo nos conhecimentos de duas ou mais áreas e da FTP. 

 
Para o estudante Oseias Santos, escutar os estudantes na construção do Ensino Médio e sobre o ambiente escolar é necessário. "Poder dar a nossa opinião é muito importante para expormos as nossas demandas e quais mudanças queremos. Espero que o Novo Ensino Médio contribua bastante no desenvolvimento do aluno e melhore a educação. Ouvir o que o aluno tem a dizer vai ajudar bastante", afirmou Oseias. 


Francisco Alves, outro aluno, também destacou a importância de se evidenciar os estudantes para a construção do currículo. "Achei muito interessante esse questionário e a oportunidade de expressarmos nossas opiniões acerca do que seria mais educativo e produtivo para a nossa escola. Afinal, somos nós que passamos a maior parte do tempo nela", ressaltou o garoto. 

 
A estudante Larissa Mendes. também diz que escutar a opinião dos alunos é essencial. "É interessante saber o que o aluno acha sobre a educação e o ensino", contou Larissa. 


Para o diretor do Liceu Parnaibano, Fernando Lima, que ajudou a mobilizar os estudantes, ouvi-los é fundamental neste processo. "O objetivo da escuta, diante das mudanças que o Novo Ensino Médio propõe, é fazer com que o aluno aponte os seus anseios e necessidades, para que, com base no que eles digam, esse Ensino Médio seja pensado por meio de outras metodologias e formas de ensinar", finalizou o diretor.