Novo Ensino Médio lança formações para profissionais da Educação

Como parte da implantação do Novo Ensino Médio no Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (30), uma live no YouTube com o apoio do Instituto Unibanco, da Fundação Telefônica Vivo e do Instituto Paramitas. Com o tema Trilha Formativa do Novo Ensino Médio, a ação prepara a rede para implementação que acontecerá em 2022.

De acordo com a coordenadora de etapas do Novo Ensino Médio do Piauí, Elenice Nery, o evento on-line lançou as formações para os educadores que irão atuar em sala de aula nas novas disciplinas do Novo Ensino Médio.

"Destacamos a importância do processo formativo para a eficácia da implementação do currículo para o Novo Ensino Médio, bem como a relevância das parcerias firmadas do Instituto Unibanco e Fundação Telefônica Vivo. Vamos nos preparar juntos, a partir de troca de experiências, saberes, expertises. Vamos trilhar juntos, até dezembro, com as formações", destacou a coordenadora.

Profissionais da educação de escolas e Gerências Regionais de Educação (GREs), além de equipe técnica da secretaria, apropriaram-se de detalhes atinentes às trilhas de conhecimento e dos Itinerários Formativos (IF). Nesse item do Novo Currículo, os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos em uma área de sua escolha e se preparar para o mercado de trabalho, decidindo que carreira querem seguir.

Rita Jobim, do Instituto Unibanco, falou das mudanças do Ensino Médio, levantando aspectos da sua constituição ao Chão da Escola.

"A implementação do Novo Ensino Médio é um processo gradual, de melhoria contínua. Está em nossas mãos zelar pela qualidade desse processo, acompanhar criticamente, monitorar e corrigir rotas", observou a técnica.

Sobre a parceria com Fundação Telefônica Vivo, Luciana Scuarcialupi falou do Programa Pense Grande. "Fazemos a construção do currículo junto com os estados e a parceria com o Piauí já inicia com uma formação para os professores. Eles auxiliarão o estudante a trabalhar o Projeto de Vida do Novo Ensino Médio. Formaremos 1350 educadores, com certificação de 40 horas e as inscrições já iniciam hoje", completou.