Seduc realiza segunda Avaliação Diagnóstica do Juntos Para Avançar

  

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza em outubro a aplicação da segunda Avaliação Diagnóstica do Programa de Reforço de Aprendizagem - Juntos para Avançar (AGI). O escopo da avaliação contempla os estudantes que serão avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021.

 

A aplicação dos Instrumentos da Avaliação Diagnóstica do Juntos Para Avançar, componentes curriculares Matemática e Língua Portuguesa, acontecerá no período entre 04 e 10 de outubro, de forma presencial, nas escolas. A estratégia de Avaliação Diagnóstica auxiliará as instituições a entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo 2021, como explica Maria José Mendes Neta, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (UNEA) da Seduc.


 

"Destacamos que a avaliação nunca será um fim em si mesma e que o objetivo da avaliação diagnóstica não é classificar o aluno, mas mostrar as necessidades dos estudantes e direcionar as intervenções pelos professores. Neste sentido, o nome diagnóstico é bastante apropriado, pois, este não só aponta o problema, mas indica qual é o tipo de "remédio" que a escola precisa utilizar para sanar possíveis lacunas e criar condições propícias à aprendizagem aos nossos estudantes", relata a diretora.

 

Cosme de Carvalho, coordenador de Avaliação Educacional e Currículo (Caec) da Superintendência de Ensino da Seduc, destaca que avaliações da aprendizagem neste período de pandemia de Covid-19, são essenciais para que as crianças e os jovens da rede pública de ensino do estado do Piauí não sejam prejudicados.

 

"Em relação aos processos avaliativos é indispensável que essas atividades sejam planejadas com bastante atenção. Durante esse tempo em que os estudantes precisam ficar em casa e as aulas estão sendo ministradas de forma virtual, duas questões que se interrelacionam revelam-se importantes neste momento: identificar o estágio de aprendizado em que cada criança ou jovem se encontra e medir o impacto das atividades realizadas a distância durante o período de isolamento. Através da avaliação diagnóstica, poderemos saber em qual estágio estão nossos alunos, se atingiram os objetivos de aprendizagem integralmente, parcialmente ou não atingiram o objetivo proposto", pontua o coordenador.


 

A escola, com o apoio da Gerência Regional de Educação (GRE) e Seduc, organizará um momento para analisar coletivamente os resultados obtidos na avaliação diagnóstica de cada componente curricular, validando ações já propostas no seu plano de ação que poderão suprir as defasagens de aprendizagens identificadas e/ou inserir novas ações com a finalidade de corrigir rotas.

 

A avaliação é uma ação que faz parte do Programa Juntos Para Avançar, organizada em quatro eixos: a melhoria da proficiência em leitura e produção textual, melhoria da proficiência em resolução de problemas, redução do abandono escolar e aprovação com aprendizado.

 

Formato da 2ª AGI

 

O escopo da avaliação contempla os estudantes que serão avaliados pelo SAEB 2021. Desse modo, os cadernos de provas do 5º ano contém 44 questões, sendo 22 de Língua Portuguesa e 22 de Matemática. Já os cadernos do 9º ano e 3ª série do Ensino Médio, terão 52 questões, 26 para cada componente avaliado.

 

Maria José ressalta ainda que a equipe do MobiEduca.me/MobiFamília está no apoio logístico, entrando em contato com as escolas através do seu "help desk", no sentido de orientá-las quanto à impressão dos cartões resposta.

 

"É de fundamental importância o engajamento de todos, Gerentes, diretores, professores e estudantes no sentido da realização dessa avaliação, e na mesma direção e sentido, que o acolhimento dos estudantes aconteça de maneira especial, contribuindo para que todos possam fazer as provas com o máximo de atenção e cuidado possível", finaliza a diretora da UNEA.