Professores de Pedro II, Piripiri e Piracuruca participam da ação Mais Aprendizagem Itinerante

Na estrada há cerca de 15 dias, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação vem realizando o Mais Aprendizagem Itinerante, uma ação que leva oficinas presenciais até as Gerências Regionais de Educação (GREs) do Piauí para tratar das habilidades que serão cobradas na avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Nesta sexta-feira (17), a equipe esteve nos municípios de Pedro II e Piripiri.

De acordo com Márcia Damasceno, coordenadora do Mais Aprendizagem na Seduc, o Mais Aprendizagem Itinerante propõe um momento de reflexão sobre a prática pedagógica e análise de dados. "Ontem realizamos a oficina em Piracuruca e, hoje, em Pedro II e Piripiri, fechando o ciclo na 3ª GRE. Estamos dialogando um pouco sobre o SAEB, falando sobre a necessidade do planejamento, da priorização das habilidades essenciais e olhando para o nível de aprendizagem dos estudantes", explica.

Na próxima semana serão contempladas as regionais de Teresina, continuando o processo de oficinas presenciais até o início do mês de novembro. "O Mais Aprendizagem saiu um pouco do estúdio, mas não se desvincula, pois continuamos com as oficinas no Canal Educação às segundas-feiras. Essa itinerância nos faz olhar e sentir o professor, seu trabalho, observar como está a sua prática e seus desafios para ajudá-los. Para além disso, a ação também nos traz insumos para o trabalho que realizamos enquanto formadores", garante Márcia Damasceno.

Para o Coordenador Pedagógico do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Angelina Mendes Braga, em Pedro II, Antônio Clecio Oliveira, o encontro presencial veio para fortalecer a dinâmica da metodologia para o ensino do Português e da Matemática.

"Essa ação nos ajudará na melhoria das proficiências nessas disciplinas, uma vez que esse é um ano de prova do SAEB e as escolas estão focadas para a melhoria dos resultados que envolvem o ensino e aprendizagem. Nossos professores socializaram esses pontos nas oficinas com as formadoras. Esperamos que nos ajude na melhoria da prática pedagógica, bem como no fortalecimento e melhoria dos descritores da prova Brasil", disse.