Pré-Enem Seduc intensifica uso de recursos de inteligência artificial na preparação para o Enem |
PARC aplica avaliação de fluência em municípios da região de Floriano
O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração
entre estados e municípios (PARC) começa a atuar na região de Floriano com a
aplicação da avaliação de fluência para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental
das redes municipais. O PARC é uma estratégia nacional em prol da alfabetização
na idade certa, sendo uma iniciativa da Associação Bem Comum, Centro de
Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de
Fora (CAEd/UFJF), dentre outras instituições.
A coordenadora regional da Avaliação de Fluência, Prof.
Ma. Glauce Barros, e a gerente da 10ª Gerência Regional de Educação de
Floriano, Maria Antonieta Amorim, acompanharam as aplicações da avaliação de
fluência nas escolas municipais de 13 cidades da região.
"O objetivo é verificar o desempenho dos estudantes em
leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, com os alunos do 2º ano do
Ensino Fundamental, para apoiar e colaborar com as atividades da avaliação de
fluência, junto com os coordenadores municipais, diretores de ensino e
secretários de educação municipais, efetivando assim um trabalho coletivo, no
sentido de somar forças para o avanço da alfabetização das crianças na idade
certa", destaca a coordenadora Glauce Barros.
A aplicação da avaliação de fluência foi realizada nos
municípios de Canavieira; Guadalupe; Flores do Piauí; São Francisco do Piauí;
Nazaré do Piauí; Floriano; Rio Grande do Piauí; Itaueira; São José do Peixe;
Pavussu; Jerumenha; Landrisales e Marcos Parente, todos estes jurisdicionados à
10ª GRE, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).