PARC aplica avaliação de fluência em municípios da região de Floriano

O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração entre estados e municípios (PARC) começa a atuar na região de Floriano com a aplicação da avaliação de fluência para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes municipais. O PARC é uma estratégia nacional em prol da alfabetização na idade certa, sendo uma iniciativa da Associação Bem Comum, Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), dentre outras instituições.

A coordenadora regional da Avaliação de Fluência, Prof. Ma. Glauce Barros, e a gerente da 10ª Gerência Regional de Educação de Floriano, Maria Antonieta Amorim, acompanharam as aplicações da avaliação de fluência nas escolas municipais de 13 cidades da região.

"O objetivo é verificar o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, para apoiar e colaborar com as atividades da avaliação de fluência, junto com os coordenadores municipais, diretores de ensino e secretários de educação municipais, efetivando assim um trabalho coletivo, no sentido de somar forças para o avanço da alfabetização das crianças na idade certa", destaca a coordenadora Glauce Barros.

A aplicação da avaliação de fluência foi realizada nos municípios de Canavieira; Guadalupe; Flores do Piauí; São Francisco do Piauí; Nazaré do Piauí; Floriano; Rio Grande do Piauí; Itaueira; São José do Peixe; Pavussu; Jerumenha; Landrisales e Marcos Parente, todos estes jurisdicionados à 10ª GRE, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).