Estudantes piauienses se destacam nas Olimpíadas de Matemática

A terça-feira (24) marcou o reconhecimento dos estudantes da  Rede Estadual do Piauí que obtiveram resultado expressivo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente à edição 2019. Em razão do cenário de pandemia da Covid-19, a premiação dos estudantes foi suspensa, podendo ser realizada somente em 2021.

A cerimônia de premiação aconteceu no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morada Nova, e contemplou os alunos premiados da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), na zona Sul da capital, com as medalhas e os certificados de menção honrosa.

Segundo  a Supervisora da OBMEP na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Lafayette Carvalho, a entrega aos estudantes contemplados acontecerá nos próximos dias quatro cerimônias de premiação nas demais Gerências. "Estamos realizando a entrega da medalha de bronze e das menções honrosas referentes às escolas da 19ª GRE. Logo iremos iniciar a segunda fase da olimpíada e queremos dar seguimento ao reconhecer o trabalho desenvolvido nas escolas com a premiação dos estudantes", disse.





Os alunos da Rede Estadual conquistaram, ao todo, 41 medalhas na 15ª OBMEP, sendo elas 04 medalhas de ouro, 15 medalhas de prata e 22 medalhas de bronze, além de 285 menções honrosas. Três professores foram premiados com participação no Programa da OBMEP na Escola em 2020, um diploma e um livro de apoio à Formação Matemática; quatro professores foram premiados com um diploma e um livro de apoio à Formação Matemática; e 11 escolas também receberam premiações.


Danilo Dantas, estudante do Ceti João Henrique A. Sousa, conquistou a medalha de bronze e falou sobre a importância do incentivo por parte da escola em disputar as olimpíadas. "A minha mensagem é de gratidão a todos que trabalharam para este momento se realizar tanto para mim quanto para os colegas presentes. Não foi fácil alcançar esta conquista, mas graças a todo o apoio da escola, da Seduc e do professor Jefferson, todo o esforço foi recompensado com esta conquista", declarou.

O estudante da Unidade Escolar Nair Gonçalves, Gustavo Batista Pereira, que possui a deficiência visual, comemorou ao receber o seu certificado de menção honrosa e destacou que todo o esforço foi recompensado. "Para mim a prova foi muito boa. Tive muito esforço para realizar as provas e sabia que iria passar e consegui alcançar a meta esperada. Esse momento é a recompensa de todo o trabalho junto aos professores", disse Gustavo.



Para o também premiado estudante, Edmilson Pereira da Silva, a escola Unidade Escolar Agripino Oliveira realizou uma preparação com o objetivo de garantir um bom desempenho na olimpíada. "Fiquei feliz por estar recebendo a menção honrosa, pois passei muitos dias estudando. A escola realizou muitas revisões para que não tivéssemos dúvida e sempre apoiou os alunos a praticar as questões, a resolver as dúvidas nos simuladores, além de trabalhar o reforço nas provas", declarou.