Novo Currículo: Escola promove formação de professores sobre Projeto de Vida



A rede estadual de ensino vem se preparado para o Novo Ensino Médio e formações têm acontecido no chão da escola. O Projeto de Vida, item importante do novo currículo, foi tema de uma formação para os professores da U. E. Edith Nobre de Castro, em São Raimundo Nonato, que realizou um encontro presencial com os professores para discutir a temática.  


A escola de ensino médio regular atende 142 estudantes. De acordo com a gestora, Alix Pereira Galvão, o objetivo geral da ação é discutir com os professores sobre a importância de se trabalhar o projeto de vida do estudante, buscando considerar a sua formação integral e construindo planos futuros articulados ao mundo do trabalho e da vida pessoal, para que saibam argumentar, defender e negociar ideias, posicionando-se crítica e eticamente, dentro e fora do ambiente escolar. 
 

A atividade teve como convidado o Prof. Doutorando, Thiago Pereira da Silva, da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Durante a sua apresentação, o palestrante falou sobre como devem ser as aulas dos projetos de vida. "Deverão ser momentos de rodas de conversas, pesquisas sobre temas de interesse jovem, entrevistas e bate papo com pessoas de referência, resolução de problemas, estudos de casos, projetos coletivos/comunitários com intervenção da realidade e tudo isso sem esquecer das possibilidades dos usos de recurso digitais", disse o professor.  

Estrutura do currículo 

O currículo do Ensino Médio piauiense está estruturado em um período de três anos, com a carga horária de 1.800 horas, destinadas à Formação Geral Básica e 1.200 horas, referentes aos itinerários formativos.  

A formação básica contempla as quatro Áreas do Conhecimento, expressas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contextualizadas com a realidade do ensino local. Os Itinerários Formativos ampliam as aprendizagens relacionadas às competências gerais da BNCC, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional. 

Além das aprendizagens comuns e obrigatórias, definidas pela BNCC, que completam a Formação Geral Básica, os estudantes poderão, por meio dos Itinerários Formativos, escolher se aprofundar nos conhecimentos que mais se relacionam com seus interesses e talentos, conforme condições das escolas e das redes de ensino.