Escolas devem concluir etapa escolar de Olimpíada da Língua Portuguesa até segunda (16)

Diretores (as) das escolas da rede pública de ensino inscritos na 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro (OLP) devem organizar as Comissões Julgadoras Escolares e enviar os relatos de prática que representarão a escola até esta sedgunda-feira (16). A edição traz como tema O lugar onde vivo, um estímulo à reflexão sobre as realidades locais.

Na Etapa Escolar, que ocorre de 6 a 16 de agosto, o diretor da escola vai organizar a Comissão Julgadora Escolar para selecionar um conjunto de materiais - Relato de prática, Linha do tempo e Álbum da turma - de cada um dos gêneros em que há professores inscritos no concurso. Em seguida, os diretores devem inserir os materiais selecionados no portal Escrevendo o Futuro: https://www.escrevendoofuturo.org.br/

A Comissão Julgadora Escolar deve avaliar e escolher os materiais dos 5 gêneros do concurso: Poema, Memórias literárias, Crônica, Documentário e Artigo de opinião. Coordenada pelo diretor da escola, a Comissão deve ser composta por três a cinco avaliadores, como professores, representantes dos pais de estudantes ou representantes da comunidade, que não tenham vínculo com os participantes.

Para ajudar os diretores, foi disponibilizado o passo a passo com todas as orientações para inserir os materiais. Tutorial em vídeo

Leia mais sobre as Comissões Escolares AQUI

No mês de abril, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da coordenação estadual da OLP, realizou formação orientando os professores quanto aos recursos pedagógicos a serem utilizados no desenvolvimento das atividades junto aos alunos para 160 secretarias municipais de educação que fizeram adesão no Estado e 414 escolas públicas estão inscritas. Além dos 720 professores já inscritos.